Como aprender sobre investimentos

Escrito por: Fernanda Marinho

Investimento é um assunto complexo. Eu já falei aqui a minha primeira dica, que é para não ouvir dicas dos outros sobre investimentos. Como então saber as melhores opções? Estude bastante, sempre, aos poucos, em fontes diferentes.

1. Para começar, um livro que me despertou para os investimentos é o Pai Rico Pai Pobre, sobre o qual já falei aqui. Ele não ensina a investir, mas desperta para a importância. Acho interessante a gente entender que diferença isso pode fazer na nossa vida porque nos dá um incentivo e uma inspiração para vencer a dificuldade inicial.

2. Depois, eu recomendo ler um livro introdutório, para entender os conceitos e o funcionamento geral do mercado financeiro. É importante que seja brasileiro, porque os investimentos dependem bastante das regras econômicas dos países. O que eu li foi o Investimentos Inteligentes, e gostei muito, mas existem outros.

investimento3. Depois, recomendo dar uma fuçada em blogs. Não gosto de revistas e nem da grande mídia, porque costumam ser rasos e pouco confiáveis. Alguns dos blogs que eu li bastante quando comecei a investir:

4. Além deles, para investir especificamente em ações, gosto de olhar as discussões destes dois sites:

5. Comece com um pequeno investimento. Escolha uma opção mais fácil de entender e de acompanhar. Acredito que não existe melhor forma de aprender do que fazendo. Então comece, vai aprendendo… Quando já estiver mais confortável, aumente o valor investido ou parta para uma segunda opção.

No começo, parece tudo muito complexo e difícil de entender. Mas, com o tempo e os estudos, os conceitos vão ficando cada vez mais claros.

PS: Post originalmente publicado no endereço antigo, em 2014, aqui. Atualizei, acrescentei algumas informações e republiquei porque o assunto apareceu dia desses no meu trabalho.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

4 Comentários

    1. Tem os dois que eu indiquei na lista. Hehe… Ela é muito boa mesmo. Obrigada pela contribuição 😉

  1. Adriana disse:

    Olá Fernanda,

    Muito bom teu post, tem também uns canais no youtube que dão boas informações, como o Quero investir agora e o EconoMirna que são curtinhos e dão boas dicas pra começar.

    1. Que boa dica, Adriana! Obrigada por compartilhar. Vou conferir 😉

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!