Guardando para uma ocasião especial, a grande bobagem

Escrito por: Fernanda Marinho

Sabe aquela bobagem que a gente tem de guardar coisas chiques/boas/caras para uma futura e hipotética ocasião especial?

A gente guarda aquele perfume caro para uma festa, aquele vinho para uma comemoração, aquela roupa que a gente gosta para uma festa, aquele faqueiro chique para quando vierem visitas, aquele charuto importado para comemorar uma vitória e assim por diante.

O problema é que essas ocasiões são raras e nossa vida é cheia de dias não especiais, que poderiam ser melhor aproveitados se nos permitíssemos usar essas coisas que guardamos. Porque… Sabe… Os dias especiais já são especiais. Se você for promovido no emprego, ou ganhar na loteria, ou fazer aniversário de namoro, ou ter um filho… O fato em si já vai te deixar feliz. Vai ser um dia especial mesmo se você beber água e estiver sem perfume. O dia vai ser gostoso, vai ser feliz, vai ser lembrado.

Eu já acho mais interessante tomar aquele vinho delicioso em um dia qualquer, e talvez transformá-lo em um dia especial só por isso. Ou então usar aquele sabonete chique depois de um dia comum de trabalho. Ou então usar a desculpa de que tem um charuto novo pra chamar os amigos para se encontrarem.

Sem contar que guardar não é garantia de ter a coisa no futuro. Lembro de um dia que meu tio resolveu comemorar e tirou uma garrafa de licor de dentro do armário. Abrimos a garrafa e o licor tinha solidificado. Já era. Aconteceu comigo também de guardar um perfume e ele evaporar. Um do meu irmão quebrou dentro do armário dele. Vinhos viram vinagre. Sabonetes chiques ressecam. Roupas deixam de servir ou caem de moda.

Muitas vezes ainda esquecemos essas coisas no fundo dos armários e, quando chega o dia especial, nem lembramos delas ou nem achamos no meio de tanta tralha. Acabamos nem usando.

Além disso ainda, se você usar o sabonete hoje, provavelmente ainda vai ter sabonete no dia especial. Ou então pode comprar outro. A roupa pode ser usada várias vezes. Se ela estragar, você provavelmente achará outra da qual vai gostar. Talheres então… Nossa! Duram uma vida inteira.

Outra vantagem é que assim se junta menos tralha, sobra mais espaço nos armários e menos poeira acumulando ao redor de objetos diversos. É uma daquelas situações que só tem lados bons.

A vida é isso que acontece nos dias normais de trabalho, no encontro rotineiro com os amigos, nas noites quietas dentro de casa. A gente tem que viver bem esses dias. Os especiais não precisam de mais nada para serem especiais. Os outros todos sim.

perfume

 

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

18 Comentários

  1. Silmara disse:

    eu uso tudo sem d´. até pq só tenho coisas simples

    1. Muito melhor, não é? 🙂

  2. Juliana disse:

    Adorei a dica! Adoro seus textos! 😘👏😘👏😘

    1. Muito obrigada, Juliana! 🙂 🙂 🙂

  3. Anne Carvalho disse:

    Eu tinha a mania de guardar coisas por pena de usar. Não era nem esperando ocasião especial, era pena mesmo… Até que um dia vi que vários sabonetes fofos que minha avó havia me dado estavam todos ressecados, e uns perfuminhos lindos estavam com cheiro de álcool…
    Joguei fora, e nunca mais guardei nada. O que ganho, uso. E se for algo muito muito bom, aí que quero usar o mais rápido possível mesmo… rsrsrs

    1. Pois é, Anne! Esse dia do licor foi muito marcante pra mim. E eu guardava uma garrafa em casa também. Comecei a tomar um copinho de licor quando me dava vontade. E foi legal porque durou um tempão, e me trouxe uma alegriazinha vários dias. Engraçado como eu e você temos casos parecidos, não é?

      1. Anne Carvalho disse:

        Verdade!!
        Por isso que gosto tanto do seu blog, me identifico muito com tudo que você escreve, e adoro sua maneira de escrever!! Fico sempre ansiosa por novos posts… rsrsrs

        1. Sua linda! Muito obrigada <3

  4. Anne Carvalho disse:

    Mas nunca tinha pensado sob esse ponto de vista de “dias especiais não precisarem de mais nada para serem inesquecíveis”, e que “um dia comum pode se tornar mais um dia especial com algum detalhe especial”.
    Adorei essa reflexão!!

    1. Que bom que gostou, Anne! 🙂

  5. Renata disse:

    Lindo texto. Penso exatamente igual.

  6. Carla disse:

    Amei o texto e me identifiquei.

    Semana passada encontrei uma caixa com porcelana chinesa que ganhei há 12 anos. Nunca tinha aberto a caixa, pois esperava ter uma casa mais chique pra combinar com aquelas peças.

    Olha que bobagem… algo tão bonito guardado.

    Pois bem, agora estão no buffet decorando a casa. Disso tirei uma lição: não sabemos o dia de amanhã, por isso devemos viver o dia de hoje da melhor maneira possível.

    1. Ei, Carla! Realmente… Não sabemos o dia de amanhã. E, quando usamos algo que gostamos, como a sua caixa, estamos aproveitando tanto hoje quanto amanhã. E pode ser que novas coisas legais cheguem para enriquecer nosso amanhã, mas o hoje não vai voltar. A caixinha ficou guardada 12 anos, mas podia estar sendo usada e você teria ela até hoje. Ou podia ter quebrado dentro do armário, ou se perdido em alguma mudança, e assim você nunca teria aproveitado. Realmente… Não sabemos o dia de amanhã. Vamos viver o dia de hoje 🙂

  7. cati disse:

    Eu fazia isso com situações, tipo ir a um lugar especial em plena segunda feira..kkkk mas com objetos nem tanto.
    agora vou me inspirar. tirar as coisas do armário. 🙂

    1. Ei, Cati! Que legal! Nunca tinha pensado em agir assim com lugares especiais também. Adorei a ideia! Vou me inspirar também 🙂

  8. Mônica disse:

    Nossa, que texto perfeito! Não tinha pensado por esse ângulo, mas agora vou mudar!
    Obrigada!

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!