A dificuldade do descarte correto de pilhas e baterias

Escrito por: Fernanda Marinho

Em uma dessas limpezas de gavetas, encontrei umas pilhas que já não tinham carga. Resolvi dar um jeito nelas, mas não imaginava que ia ser tão difícil. Porque não podemos jogá-las no lixo comum, e é complicado achar locais que fazem coleta para o descarte da maneira correta.

Eu já sabia que as pilhas não deveriam ser descartadas junto com outros lixos. Mas, depois de ouvir um SciCast sobre baterias, fiquei ainda mais consciente de como isso é importante.

pilhas

No entanto, não consegui ainda achar um local para descartar. Pesquisei na internet, mas as listas que eu encontrei estavam infelizmente desatualizadas. Em uma agência dos correios, me informaram que não fazem essa coleta mais há quatro anos. Em um supermercado, simplesmente não souberam me dizer se um dia já fizeram, se ainda fazem…

Estou andando há alguns dias com essas pilhas aí da foto na bolsa, perguntando em vários lugares em que eu passo se eles fazem descarte correto de pilhas. Até agora, nada.

Lembro que, quando tive que fazer o mesmo processo para descartar um celular inteiro (com bateria e tudo), consegui com certa facilidade em uma loja que vendia celular no shopping. Contei neste post do blog antigo. Mas não encontrei descarte em lojas que vendem pilhas. Lembro que tive uma grande dificuldade também quando precisei jogar fora uma bateria de notebook. No fim das contas, aproveitei que a empresa onde trabalhava ia descartar uns eletrônicos e pedi para colocarem a bateria no meio.

Então ainda estou com essas pilhas na bolsa, na esperança de achar algum lugar para o correto descarte delas. Quando encontrar, conto aqui. Se alguém souber de algum lugar em BH e puder me falar, agradeço muito.

Agora… Se eu, que moro em cidade grande e tenho essa consciência, estou custando a achar uma maneira de fazer o descarte correto dessas pilhas, fico imaginando a dificuldade para quem mora em cidades menores. E, o mais complicado ainda, fico pensando o tanto de gente que não sabe da importância e que não tem incentivo nenhum para fazer esse descarte correto. São tantas pilhas indo para o lixo comum…

papa pilhasAtualização: depois de muito procurar, encontrei um descarte de pilhas no supermercado Supernosso.

Fica na área do estacionamento, está meio desgastado, mas funcionado.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

8 Comentários

  1. Marcella disse:

    Oie. Dá uma olhada em agências bancárias, tem algumas que possuem lixeira própria para o descarte de pilhas e baterias. Eu estou com um problema semelhante para descartar lâmpadas queimadas. Estou com umas 3 guardadas e ainda não achei um local na minha cidade para o descarte correto. Vc conhce esse site: https://www.ecycle.com.br/? Pode ser que te ajude, você digita o que quer descartar e a cidade e ele te mostra os pontos de coleta.

    1. Ótima ideia de olhar em agências bancárias, Marcella! Você falando agora, me parece que eu já vi mesmo em alguma. Muito obrigada! Também não sei sobre lâmpadas 🙁 Então… Sobre o site, foi justamente ele que me levou para lugares que não tinham mais coleta – uma agência de correios e um supermercado. Fiquei arrasada…

  2. Cláudia disse:

    Olá< Fernanda. A Leroy Merlin de Brasília faz isso. Eles recolhem vários tipos de materiais, inclusive lâmpadas e pilhas. Dá uma olhada aí.

    1. Obrigada, Cláudia! Uma boa dica também para a Marcella, do comentário acima, poder descartar lâmpadas. Eu também não sabia… Eu vou vez ou outra na Leroy, então adorei saber. Vou dar uma olhada 🙂

  3. MJC disse:

    Algumas unidades de alguns supermercados grandes costumam fazer descarte de pilhas (Carrefour e Pão de Açúcar, por exemplo). Vale a pena dar uma olhada neles.

    1. Aqui perto de casa tem Epa e Supernosso. O Epa não faz, mas ainda vou checar o Supernosso. Perto da minha casa antiga tinha um Carrefour que tinha descarte de pilhas mesmo. Já usei. Obrigadinha, MJC 😉

  4. Thais disse:

    Nossa, que chato! Eu moro num bairro da periferia de São Paulo, mas tenho a sorte de ter 2 lugares perto de casa de fazem essa coleta. Ainda bem que no final vc acabou encontrando!

    1. Pois é! No fim das contas, dei sorte. E é pertinho de casa também. Mas não foi fácil de achar…

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!