Desapegando e organizando fotos digitais

Escrito por: Fernanda Marinho

Com a era digital, ficou muito fácil e prático tirar e guardar fotos. A gente tira com o celular, sem ter que ficar carregando câmera. Vê como ficou na hora e tira quantas quiser, sem ter que gastar a mais para isso. E ainda guarda tudo no computador, no dispositivo ou na nuvem, poupando espaço e evitando o risco de perder tudo.

Mas a gente acaba pecando ao lidar com essa facilidade toda. Tiramos fotos de tudo, o tempo todo. Se uma fica ruim, tira outra, mas mantém aquela primeira, sabe-se lá por quê. Tira foto no celular, na câmera, no tablet… Recebe ainda fotos que outras pessoas tiraram. A consequência é guardarmos milhões de fotos, espalhadas por dispositivos e redes sociais, deixar isso tudo jogado por aí, e ter preguiça de rever tantas fotos. Então… Para que tiramos tantas?

Bagunça digital

Como fotos digitais não ocupam espaço físico e não ficam se fazendo perceber o tempo todo, a gente acaba nem percebendo o excesso e nem se incomodando. Então vamos guardando aquilo tudo em nossos celulares, computadores, tablets e na nuvem com seus dropboxs, drives e afins. Nunca mais olhamos para elas ou, quando queremos rever alguma, não conseguimos achar.

Dia desses, fui organizar as fotos de uma viagem que eu fiz e encontrei 500 fotos. Sim! E tinham várias praticamente repetidas. Foto no mesmo lugar mas uma com olho fechado, uma com um carro passando na hora do clique na frente do monumento, outra sem foco, outra ainda escura… Fiquei me perguntando para que diabos eu guardo fotos mal tiradas, tremidas, com gente passando na frente. Sem contar um tanto igual ou com uma mudança mínima de ângulo.

Organizando e deletando fotos

O que eu faço para lidar com essa confusão é:

1. Centralizo minhas fotos no computador, organizadas em pastas, de acordo com ano e evento.

2. Mantenho um backup, para não correr o risco de perder tudo.

fotos3. De tempos em tempos, pego meu celular e vou apagando os excessos, jogo para a nuvem o que quero guardar e deleto as tranqueiras. Faço o mesmo com o tablet.

4. Quando volto de viagem ou de um evento, pego todas as fotos tiradas nos diferentes dispositivos, apago várias e organizo as que sobram.

Pode parecer trabalhoso, mas é bem legal porque, quando faço isso, aproveito para rever as fotos. É bom também porque não estouro o limite dos backups dos meus dispositivos, e nem a memória local deles. E ainda me dá aquela sensação boa de espaço livre.

Além disso, para não virar um fardo essa organização toda, o mais simples é parar de tentar registrar cada passo com fotos. E já deletar fotos repetidas logo depois de tirá-las.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

6 Comentários

  1. Simplicidade e Harmonia disse:

    Fernanda,

    Gostei do seu post. Se não nos organizarmos nesse sentido, daqui a pouco teremos gigas e gigas de fotos, muitas não tão boas ou das quais não gostamos tanto assim.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    1. Que bom que gostou 🙂

      Pois é… Para que mantermos tantas fotos se nem vamos ter paciência de olhar para elas?

      Abraço!

  2. Anne Carvalho disse:

    Eu também gosto de organizar minhas fotos em pastas por anos e nome do eventos. Faço diferente, porque antes de cada evento, nomeio a pasta com a data, assim as subpastas nas pastas anuais ficam por ordem cronológica.
    Adoro ver fotos antigas!Tenho fotos digitais desde 2004 (quando ganhei minha primeira câmera de aniversário de 18 anos dos meus pais), e acho uma delícia revisá-las.
    Ultimamente com celular com câmera, acabamos tirando muitas repetidas mesmo, e deixando no celular… Seu post foi ótimo pra me lembrar de passar as fotos que ainda estão desorganizadas no celular pro meu computador.

    1. Ei, Anne! Faz sentido essa organização incluir a data completa. Faço isso com meus documentos. Não faço com as fotos nem sei por quê… É uma ótima ideia. Também adoro ver fotos antigas, tanto as digitais quanto as impressas. Eu ainda imprimo até hoje algumas selecionadas, acredita? Hehe… Pois é… Acho importante guardar as fotos de celular também, ainda mais porque tem muitas do dia a dia, e não necessariamente de comemoração ou evento, que a gente acaba muitas vezes não guardando, mas que acho tão interessante rever depois de algum tempo! Que bom que pude ajudar a lembrar 🙂

  3. Thais disse:

    Só li verdades!!! De um ano e meio pra cá, mais ou menos, eu criei um jeito de organizar as fotos q eu tiro. Mais ou menos uma vez por semana eu separo as imagens do celular em pastas pré-nomeadas e de tempos em tempos eu jogo pro computador. Mas as fotos que eu tinha antes disso continuam bagunçadas…

    1. Boa ideia, Thais! Você pode incluir nesse seu momento semanal um tempinho dedicado a organizar essas antigas. Uns 15 minutos por vez, que seja. Assim, sem pesar no seu dia a dia, você vai arrumando…

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!