Comprar na promoção não é deixar de gastar

Escrito por: Fernanda Marinho

Uma das armadilhas que o consumismo prega na gente é nos atrair para comprar algo que não precisamos porque está em promoção. Mas não é porque a coisa está mais barata do que normalmente que você estará deixando de gastar.

Lembro de uma amiga que adorava usar esse truque com ela mesma para justificar suas compras. Ela ainda falava coisas como “Ah! Essa blusa é 100 reais e está em promoção por 50, então eu posso comprar duas”. O ponto é que geralmente ela não precisava nem de uma blusa e muito menos de duas, mas gostava de comprar. E isso ficava claro quando chegavam as faturas do cartão de crédito e ela se desesperava para pagar.

Promoção para fugir

O que eu acho mais problemático é que, quando a gente usa essa desculpa, geralmente estamos comprando algo que nem vai nos ser muito útil. É um tênis que nem é tão confortável assim, e nem bonito, mas está barato. Uma promoção de 3 livros meia-boca pelo preço de 1, e acabamos com 3 livros que nem vamos ler e que vão ficar juntando poeira na estante. Ou aquelas promoções de TV a cabo, que fica mais barata por 3 meses, mas depois aumenta o preço, e acaba entrando nos nossos gastos fixos como se naturalmente estivessem lá. Ou aquelas 5 barras de chocolate pelo preço de 4 que nem comeríamos, mas estão baratas, e já chegam avacalhando o planejamento financeiro e o controle alimentar.

Então… Quando você comprou um produto que era 100 reais por 50 reais, e não vai usar, você não economizou 50 reais. Você desperdiçou 50 reais. Ou então, como você comprou, vai se obrigar a usar, vai ter gasto os mesmos 50 reais e, além disso, estar usando algo feio/desconfortável/ruim que não era o que você queria realmente estar usando, só para não se sentir mal de ter gastado inutilmente.

Promoção para aproveitar

Mas é claro que elas podem ser bem aproveitadas. Se é algo que usamos sempre e iríamos comprar de qualquer maneira, acho até uma boa ideia procurar promoções. Pode valer a pena inclusive experimentar outras marcas, se estiverem mais baratas, ou comprar um volume maior de algo que está por um bom preço, se a validade garante que vamos conseguir usar da melhor maneira possível e não for ocupar muito espaço.

Quando eu percebo que vou precisar comprar algo, já começo a procurar as promoções. Para esses casos, eu tenho o pacto comigo mesma de tomar cuidado para não comprar nada de má qualidade ou em maior quantidade do que o ideal só porque está barato.

Acredito que o mais importante na hora de escolher comprar algo em promoção é analisar bem seus impulsos e suas necessidades, e  ser sincero consigo mesmo.

 

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

10 Comentários

  1. Anne Carvalho disse:

    Adorei!
    Eu sempre digo (principalmente pra minha irmã, que tem uma veia bem consumista/impulsiva): Se custa 100 e está por 50, você economiza 50 comprando, e eu economizo 100 NÃO comprando.
    rsrsrs

    Há tempos já que essa armadilha de “promoção” não me enche os olhos… Na realidade, não me causa nenhuma comoção, tanto que várias pessoas acham estranho eu viajar pro exterior e não comprar NADA que normalmente elas acham sonho de consumo (eletrônicos, perfumes, roupas de marca, maquiagem). Se é algo que não vou comprar aqui, também não vou comprar porque está pela metade, um terço ou seja lá qual % do preço original. Não compro.

    Mas essas promoções de produtos que usamos de qualquer forma (de sabonete, pasta de dentes, etc), como você falou, essas sim eu amo e aproveito!! rsrsrs

    1. Bem lembrado, Anne! Também acho estranho como as pessoas sempre pensam em comprar um tanto de coisas quando viajam. Eu acho é um desperdício gastar tempo de viagem fazendo compras. Também não compro. E realmente aproveitar promoções de produtos que usamos é ótimo! Hehe…

  2. Anne Carvalho disse:

    Ah, se bem que um tipo de promoção que eu caio é a do produto perto de acabar a validade… Quando tem algo gostoso por um preço muito baixo por estar próximo ao fim da validade, aí eu compro sim… Hahaha
    Lembro de uma vez que comprei duas bandejas de danoninho (daquelas grandes, com 8) por algo como 3 reais… E como faltavam só 2 dias pra acabar a validade, comi os 16 danoninhos de uma vez só, sem peso na consciência (algo que eu gostaria de fazer mas nunca tive coragem antes… Hahaha)
    Mas como esse tipo de situação é bem incomum de acontecer (e agora mais ainda, pois ainda teria que ser algo vegano), não acho que seja um grande problema cair nessa “armadilha”, nem pro bolso e nem pra dieta… rsrs

    1. Ei, Anne! Pois é… Quando é algo raro, o impacto é pequeno. O problema é quando o hábito vai se formando e começa a virar algo comum, sem a gente perceber. Já passei por isso algumas vezes e por isso busco estar sempre atenta. Hehe…

  3. MJC disse:

    Essas promoções de coisas que a gente compra sempre são muito boas. Aproveito bastante elas, principalmente nos mercados de atacado, onde faço compra. Vejo lá: 1 detergente é x, 6 custam 5.5x. Compro logo 6. E faço isso pra todos os produtos de limpeza, higiene etc. O atacado dessas lojas são poucos produtos, então não precisa fazer estoque infinito. Normalmente o estoque dura no máximo 2 semanas, quando muito 1 mês…

    1. Verdade! Aproveito bastante promoções de pacote de produtos de limpeza também. Como eles duram, e a gente sempre usa mesmo, é uma boa oportunidade!

  4. Vania disse:

    Mesmo promoções de coiisas que eu uso, de produtos de limpeza, ou não perecíveis, não compro nada que não vá consumir no máximo em 3 meses.
    Não é a última promoção do universo. Nos proximos meses aparecerão promoções bem parecidas, do mesmo produto. Então, porque eu haveria de comprar agora sabao para um ano, se posso comprar mais adiante, em outra promoção futura?

    1. Hahaha… Verdade, Vania! Também não compro tanto assim. Mesmo porque não tenho espaço infinito em casa para guardar tanta coisa.

  5. Sergio Marcos Oliveira disse:

    Acho a reflexão muito apropriada, quando destaca dois itens: necessidade e qualidade. Se eu não preciso, nem com promoção espetacular!!!! E se a promoção é boa, mas o produto nem tanto, para que adquirir algo que me trará prejuízos ????
    É,… precisamos tomar cuidado com tanta manipulação que querem fazer conosco. Tem loja com o slogan “Vem ser feliz!” ou “Lugar de gente feliz”, como se a felicidade estivesse atrelada a objetos. Sim, meus caros anunciantes: vou ser feliz – mas longe de vocês e suas armadilhas mentais. Bye, bye!
    Rsrs. Um abraço e parabéns pelo artigo.

    1. Concordo demais, Sergio! Realmente chega quase a ser engraçado essa tentativa de ligar felicidade a ter conta em um determinado banco ou escolher tal empresa de celular. Só não é engraçado mesmo porque estão tentando manipular a gente, como você falou. É preciso estar atento para não cair nessa. Vamos sim ser felizes fugindo dessas armadilhas. Hehe… Muito obrigada pelo comentário! Abraço 🙂

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!