A vida é muito curta para passar roupa

Escrito por: Fernanda Marinho

Muitas tarefas domésticas são chatas e irritantes, mas não tem coisa pior para mim do que passar roupa. Não só é um trabalho difícil e que logicamente não faz o menor sentido, mas ainda demanda um tempo danado. E, sinceramente, não vejo vantagens.

Desapegando de roupas que amassam

Já doei muitas e muitas roupas desde que comecei com o minimalismo, mas nunca fiquei tão feliz quando doei aquelas que precisavam passar.

Além de a tarefa ser chata em si, é irritante você querer usar uma roupa e ter que passar a maldita. Não dá pra tirar do varal e usar. Sem contar que muitas das minhas roupas eram passadas e depois acabavam amarrotando de novo por ficarem dentro do armário, mesmo quando estavam penduradas da melhor maneira possível.

Então resolvi ir diminuindo a quantidade de roupas que eu tinha que precisavam ser passadas. Doei um monte de blusas dessas mais soltinhas que amarrotavam no armário e algumas sociais com golas insuportáveis de passar. Doei alguns vestidos também. Desde então, sempre que vou comprar roupas, escolho aquelas que eu tiro da máquina e coloco para secar esticadas, e assim elas já ficam prontas para uso.

Desapegando de passar um tanto de coisa

passar roupaTem gente que passa roupa íntima e meia. Tem quem passe toalha e roupa de cama. Já ouvi que ficam mais confortáveis. Sinceramente, a vida é muito curta para isso.

Sei que essas e outras peças ficam um pouco “duras” quando secam e não são passadas. O que eu faço é dar uma sacudida nelas depois de tirar do varal. Parece que as fibras se soltam. E então lá vão elas para o armário.

Acho que só criaram isso de passar roupa, principalmente essas que não aparecem ou não são de colocar no corpo, para dar mais trabalho para quem passava. Sinceramente. Fui procurar “vantagens de passar roupa” no google e só achei vantagem de um método (ou de uma marca ou tipo de ferro de passar) em relação ao outro.

Acho que, mesmo se eu tivesse tempo infinito sobrando para fazer tudo que eu quisesse na vida, eu ia fazer infinitas coisas antes de passar roupa.

PS: Sei que estou devendo o post sobre como faço faxina, e já até escrevi ele todo. Mas quero tirar fotos para ilustrar e sou péssima nisso. Em breve eu publico. Prometo.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

22 Comentários

  1. maria disse:

    Tenho um ferro que não uso a mais de 20 anos. Cresci vendo minha mãe passar a roupa da familia com ferro a brasa e pensava: vou ser igual a ela. Felizmente não herdei este quesito.

    1. Oi, Maria! Também cresci vendo minha mãe passar roupa e até aprendi com ela. Mas ela mesmo parou de passar muita coisa quando os filhos envelheceram e ela começou a trabalhar fora. Ainda bem que não herdamos. Hehe…

  2. Anne Carvalho disse:

    Também odeio passar! Praticamente não tenho roupas que precisem ser passadas, e as poucas que precisam, eu uso amarrotadas mesmo.
    A única coisa que passo são as fardas (uniforme do exército) pq é obrigatório… Mas felizmente no dia a dia meu quartel usa o uniforme camuflado (que não amarrota – vai do varal direto pro corpo); os uniformes que amarrotam de maneira insuportável (amarrotam até quando vc senta em uma cadeira) são usados somente em ocasiões especiais. 🙂

    Ah, outra coisa que não faço de maneira alguma é secar louça. Me recuso a fazer um trabalho que se faz sozinho.

    1. Oi, Anne. E esses uniformes formais são daqueles que amassam até quando a gente coloca cinto de segurança no carro? A pessoa sai toda bonita de casa e volta toda amarrotada. Hehe… Eu sofria com umas roupas sociais que eu tinha assim. Ainda bem que as suas ficam só para ocasiões especiais. Nesses momentos, passar a farda deve até entrar como parte da sua preparação, não é?
      Menina! Também não seco louça. Deixo todas escorrendo e guardo depois de um tempo (na verdade, quem cuida da louça aqui em casa hoje em dia é o marido, mas ele faz isso também).

  3. Esk disse:

    Idem. Me livrei de todas as peças que precisavam passar, só compro das que não precisam. Já secam no varal esticadas e boa. Também acho um absurdo passar toalhas, roupas de cama e afins.

    E, como a Anne, me recuso a secar louças. Pano de prato só serve pra espalhar bactérias.

    1. Ei, Esk! Nem tinha pensado sobre as bactérias, mas faz todo sentido, porque o pano de prato fica lá exposto aos elementos. Também não seco as louças. Quem cuida delas aqui em casa é meu marido, mas ele deixa secando e guarda depois. Minhas mãe me ensinou assim falando que secar com pano deixa a louça com cheiro esquisito, e deixa mesmo. Se bobear são as bactérias, ácaros e tal…

  4. Adriana disse:

    Nossa, como isso mudou né? Lembro de quando passei a morar sozinha com meu irmão para estudarmos na capital, passávamos até lençol, toalha… com o tempo isso foi reduzindo, seja por colocar em secadora e saírem praticamente passadas ou estender no varal de maneira que fiquem bem estendidas e dai no colocar no corpo, eventual amassadinho já sai. Agora roupas para trabalho já é mais difícil, embora eu priorize o que não precisa passar também, raramente alguma tem que passar, mas quando tem é camisas e daí compro as que são fáceis de passar, rápidas. Mas voltando, antes eu até gostava de passar, talvez pela novidade, mas passou rápido essa vontade também. rs

    1. Mudou demais, Adriana! Ainda bem, né? Eu também achava gostoso passar roupa quando era mais nova, mas isso porque eu tinha todo o tempo do mundo e nenhuma obrigação. Acho que passei umas três vezes só, assistindo TV, lá pelos meus 12 anos. Hoje em dia, só em caso de necessidade máxima, que atualmente são minhas duas blusas sociais, que eu chamo de blusas de reunião. Hehe…

  5. Fernanda disse:

    Eu odeio passar roupa, aliás nem sei. Mas a maioria das minhas roupas tem q ser passadas por motivos de: eu me recuso a esses tecidos sintéticos q não amassam mas em compensação não deixam a pele respirar. Moro no Maranhão, aqui faz um calor do CÃO, se eu usar blusa de poliéster vou chegar em casa a noite fedida e cheia de assaduras, simplesmente não dá. Fora o desconforto térmico q rola.
    No meu armário só entra algodão, linho ou misturas de tecidos naturais (no máximo com algum pouco sintético), q são frescos e leves, mas amassam.
    Mas como eu não sei nem esquentar um ferro, pago um valor extra p babá da minha filha e ela faz pra mim na maior alegria…rsrrs

    P.S aliás isso me fez perceber q por causa dessa minha frescuras com tecidos, hj eu compro bem menos roupa e mantenho pouca coisa. Impressionante como o minimalismo se adapta a todo tipo situação e estilo de vida.

    1. Ei, Fernanda! Realmente o minimalismo e a gente, com base nele, se adapta de acordo com a situação e as condições! E que maravilhoso que você conseguiu comprar e manter menos coisa. Hehe… É uma liberdade muito boa, não? Roupas sintéticas no calor realmente atrapalham e dão até alergia. Não é frescura sua. Eu também prefiro roupas que não sejam sintéticas para usar no calor, principalmente para praticar meus esportes. Eu tenho algumas roupas de algodão, mas elas são retas, sabe? Então são justamente os casos que eu tiro da máquina, dou uma sacudida e já coloco pra secar no cabide. Elas não ficam suuuper lisas não, mas dá para usar numa boa 🙂

  6. Lorena disse:

    Passar roupa é tão chato e inútil que não compro roupas que amassam. Já não uso o ferro de passar há uns bons anos. Liberdade!!

    1. Também não compro, Lorena! Estamos juntas nesta 😉

  7. Nélio Ferreira de Oliveira disse:

    Boa tarde. Uma dica pra guardar roupas que amarrotam de modo a que elas não amarrotem: não joguem fora aqueles plásticos que vêm embalando as roupas da lavanderia, nos cabides. Pendurando as roupas com esses plásticos, elas não entram em contato umas com as outras (tecido com tecido). e não amassam.

    1. Ótima dica, Nélio! Eu faço isso para guardar meus vestidos de festa, mas não tinha pensado em usar para outras roupas. Muito boa ideia. Irei adotar. Muito obrigada!

  8. kanene Artur disse:

    Passar a roupa é uma seca, entediante e cansativo. Hoje mesmo fiquei 30 minutos a passar uma camisa que não ficava passada…comecei a resmungar depois de 5 minutos.
    Ninguém merece isso! Viva as peças que não precisam ser passadas.

    1. Viva!
      Ninguém merece mesmo! Principalmente essas cheias de detalhes, que quando você passa uma parte, amassa outra. É dureza…

  9. Thais disse:

    Em casa é igual! Só passo as camisas sociais do meu marido qdo vamos pra algum casamento. Faço todo o possível para não comprar roupa que amasse. Aquelas que amassam mais eu costumo botar pra secar em um cabide.

    1. Ei, Thais! Quanto tempo! Pois é! Aqui em casa uso esse truque do cabide demais! Todas as minhas blusas que teoricamente precisariam passar vão pro cabide secar e depois direto para o armário. Já o marido tem algumas de algodão que precisam passar. Mas ele que passa as dele. Acho que eu só usei o ferro de passar umas duas vezes. Hehe…

  10. Juliana disse:

    Amei este post. Eu tb estou fugindo destes tipos de roupas. Agora além de olhar e analisar bem o preço, verifico se ela é o tipo de roupa q fica mt amarrotada.

    1. Que bom que gostou, Juliana! Pois é! Eu também olho muito isso agora, para evitar a trabalheira de ter que passar. Se tem roupa que não precisa passar, porque vou comprar uma que precisa, não é? Hehe…

  11. Ju disse:

    Passar roupa é P E R D A D E T E M P O !!!!!!! Concordo totalmente com vc!!! Passar lençol pra quê se eu vou deitar e rolar em cima e amassar tudo??? E depois vou jogar na máquina e a máquina vai amassar tudo com sabão e aí eu vou pendurar de novo pra amassar de novo??? Lavo no tanquinho, enxaguo com amaciante, penduro bem esticadinho, e depois que seca, do varal vai direto pro corpo ou pro guarda roupa já dobrado! Quando quero usar um jeans mais duro, passo pra usar imediatamente, e levo 2 minutos pra passar uma peça só!! Fica mais macio e não machuca minha pele. Agora, passar um monte de roupa de usar em casa??????? Mesma coisa da louça: pra quê secar a louça se ela vai secar sozinha??????? A vida é CURTA !!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Não é? Também fico sempre pensando isso. Pra te falar a verdade, não passo nem jeans. Sacudo bastante quando tiro da máquina e isso já deixa a roupa mais molinha. Também não seco a louça. Deixo no escorredor até secar. A vida é muito curta mesmo! Temos que aproveitar de melhor maneira possível 🙂

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!