Começando a aprender a costurar

Escrito por: Fernanda Marinho

Saber costurar é uma daquelas habilidades que toda mulher tinha antigamente e que não vemos mais na nossa geração. Minha avó é uma super costureira, minha mãe sabe o básico e eu não sabia nada. Mas quis mudar isso.

Tudo porque comprei uma calça cumprida demais para mim e fui levar em uma loja de reparos. O orçamento era 25 reais. Não que seja caro, porque é um trabalho que deve ser valorizado, mas foi o suficientemente acima do que eu esperava para eu pensar em outra solução. Minha avó poderia fazer a bainha para mim, como fez minha vida toda, mas por que não aproveitar essa oportunidade para aprender como fazer eu mesma?

Costurar calça

Começando a aprender a costurar

Fui para a casa da minha avó. Ela se dispôs a me ensinar. E deu para perceber que ficou feliz de ter essa habilidade valorizada. Foi ótimo! Adorei o aprendizado e a companhia.

Sem contar que trabalhos manuais são extremamente terapêuticos. Fiquei a tarde toda descosturando a barra da calça, medindo onde colocar a nova, colocando as agulhas para marcar o local certo, virando a calça e então passando pela máquina. Ok. Essa última parte eu não fiz. Fiquei com medo de fazer bobagem e fiquei só olhando do lado. Mas ajudei a colocar a linha na máquina e a entender como ela funciona.

A calça ficou ótima. Já usei ela no dia seguinte.

Autonomia e economia

Com uma sociedade tão automatizada, acabamos não dando importância para habilidades manuais que poderiam nos ser tão úteis e nos dar tanta independência, como cozinhar, lavar e limpar, fazer pequenos consertos em casa e costurar. E é possível ver como isso veio se intensificando com o passar do tempo.

Estou tentando recuperar um pouco dessa sabedoria, e aproveitando para aprender com quem pode me ensinar.

Parece pouca coisa, mas a experiência de aprender a costurar com a minha avó e de sair de lá com uma roupa nova (eu já tinha a roupa, mas não dava para usar), foi tão boa! Saí com uma sensação de independência, por conseguir eu mesma lidar com a minha roupa, e de conexão, por ter passado esse tempo aprendendo com outra pessoa. Ainda economizei dinheiro, me diverti e fiquei com vontade de continuar o aprendizado. Ainda pensando em como fazer isso…

E vou confessar que eu sempre penso também que essas habilidades podem ser muitos úteis em um futuro pós-apocalíptico.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

14 Comentários

  1. Lu Monte disse:

    Taí uma coisa que sempre tive vontade de aprender! O que me desanima é o espaço gasto, a necessidade de ter uma máquina…e ainda por cima sem a certeza de que vou perseverar. Acabo adiando o plano.

    1. Pois é, Lu! Eu também fazia a mesma coisa. Por isso achei legal a oportunidade de ir na casa da minha avó, e ainda de usar a máquina dela. Ainda quero aprender mais antes de tomar uma decisão como comprar uma para mim. Só se eu for usar muito mesmo.

  2. Liggiane disse:

    Ando com essa ideia também, principalmente para poder reaproveitar pedaços de tecidos que tenho… E fico super feliz de ver a máquina da sua avó funcionando, porque a minha avó tem uma igual, mas deixou de enfeite, porque não sabe usar rs. Relíquias de família!

    1. A minha vó costurou profissionalmente já, então ela entende bem. E a máquina é uma belezinha. Dei uma mexida nela para aprender. Quando minha vó não conseguir costurar mais, deve dar a máquina para a minha mãe. Vai ser uma relíquia de família também. Hehe…

  3. Anne Carvalho disse:

    Que legal! Eu me aventurei há um tempo a fazer um viés na máquina da minha mãe, mas não passei disso. Mas acho que levo jeito, e queria aprender de verdade.
    O que eu mais queria aprender a fazer são aqueles bonequinhos de feltro, que o pessoal usa pra enfeitar aniversário de criança. Agora que tenho um filho, seria bem útil, e acho que eu amaria esse novo passa tempo

    1. Ei, Anne! Que ótima ideia! Você pode aproveitar a licença maternidade para aprender, não? E ainda fazer roupinhas e paninhos bonitinhos. Vi seus últimos posts só agora e vi que o Nícolas nasceu! Milhões de parabéns 🙂

  4. Kanene Artur disse:

    Essa preciso comentar!
    Há muito tempo que adio aprender a costurar. Minha mãe e irmã mais nova costuram e talham tecido na boa e eu nada, mesmo tendo cá em casa três máquinas de costura!
    Devo aprender. Obrigada!

    1. Aprenda! Aproveite esta oportunidade! Eu tive que ir lá na casa da minha avó, mas você já pode aprender na sua mesmo! Aproveite 🙂

  5. Anne Carvalho disse:

    Obrigada pelos parabéns!! Nasceu super forte e chorão… hahaha
    Nossa, eu tinha mil planos pra licença maternidade… queria estudar um monte de coisas, aerumar outras… hoje minha maior ambição é co sefuir lavar o cabelo… hahahaha
    Sério, eu achava que fosse exagero das pessoas, mas realmente não dá tempo de fazer NADA quando vc está com um bebê em casa. Ele é lindo, fofo, cheiroso, mas demanda tempo DEMAIS!
    Vou ver quando vou ter tempo de fazer o curso, mas provavelmente será quando ele tiver na creche… hehehe

    1. Imagino que não seja exagero mesmo… Já vi várias pessoas super dedicadas e organizadas passarem por isso. Não se culpe e aproveite mesmo todos os momentos. Outra coisa que essas mães falaram é que passa rápido. Então é bom aproveitar 🙂

  6. Maria Simone disse:

    Oi, visito seu blog a muito tempo, confesso que deixo a desejar em muitos aspectos, mas consigo manter uma vida estabilizada por isso, e o mais importante o minimalismo me levou a caminhos inimagináveis, principalmente em ser mais feliz e desapegada, claro que ainda falta muita coisa, pois a vida é sempre aprendizado. Enfim, gosto muito de ler suas postagens, me ajuda muito. Obrigada! Bjos

    1. Ei, Maria! Que coisa boa! Fico muito feliz de saber que você tem visitado e que o blog tem te ajudado. Muito feliz mesmo 🙂 E não se preocupe… Também deixo a desejar em muitos aspectos. A gente vai evoluindo sempre, e acho que nunca vai chegar na perfeição. Então vamos aproveitar o caminho, não é? Se você já está mais desapega e feliz, maravilha! Vamos continuar, devagar e sempre! Beijo!!

  7. Joselita Alves Ribeiro disse:

    Oi, amiga. Gosto muito do seu blog. Sou minimalista há pouco tempo, mas estou bem entusiasmada. Também costuro (baixa costura, mesmo, kkkk!)e customizo as minhas roupas – tiro um enfeite, acrescento um cinto, diminuo, faço bainhas, etc. Nada grandioso, mas que deixa as roupas que eu gosto com jeito de novas e exclusivas. Costurar é muito útil, eu aprendi isso com a minha mãe, na época da facul, quando a grana era muuuuito curta para comprar roupas novas, e nunca mais deixei de usar. Cheguei até a fazer patchwork! Por isso incentivo você e as suas leitoras a se dedicarem um pouquinho mais à costura. Quem sabe daí não nasce um grande amor? Obrigada pelas dicas preciosas. Eu acho que o minimalismo é a ética do futuro.

    1. Olá! Que bom que está gostando do blog. Fico muito feliz!
      Adorei o que você disse: “o minimalismo é a ética do futuro”. Tem toda razão!
      Obrigada pelo incentivo. Eu quero mesmo aprender mais a costurar. E quem sabe comprar uma máquina usada para mim 🙂
      Estou adorando seus comentários. Um abraço!

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!