Comprei e não gostei. O que eu faço agora?

Escrito por: Fernanda Marinho

Para algumas pessoas, o maior desafio do minimalismo é diminuir o consumo. Já eu nunca fui muito de comprar. E minha dificuldade maior é  desapegar daquilo que eu já tenho.

Imagina então o meu sofrimento quando eu finalmente compro algo que eu preciso e acabo não gostando?

Desta vez foi um conjunto de shampoo e condicionador. Fui comprar da marca de sempre, mas vi uma promoção de outra que já tinha usado anos atrás e que adorava na época.

Comprei toda feliz e, depois de umas duas semanas, meu cabelo estava horrível. Foi uma mudança tão drástica que nem tive como dar o benefício da dúvida para os novos produtos. Ainda bem. Porque uma das armadilhas que armamos para nós mesmos é tentar justificar nossos erros nos convencendo de que não foi tão ruim assim.

Então aqui estou com um kit novinho de shampoo e condicionador, que fizeram um mal danado pro meu cabelo, mas que eu fico com dó de doar.

Fico pensando se deixo pra usar alternando com outro, pra não desperdiçar. Mas vou ficar com cabelo feio só por uma economia besta dessas? E nem é bem economia, porque já gastei o dinheiro. Por outro lado, não estou sendo vaidosa demais não? Será que tenho como usar os produtos de outra forma? Lavando roupa, ou sei lá… Ou posso doar para alguém? Quem?

Enfim… Confesso que os produtos estão ali no banheiro, enquanto não tomo uma decisão.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

25 Comentários

  1. Leila disse:

    Já comprei muita coisa que não gostei e às vezes ainda caio nessa.
    Me depilo com lamina, mas geralmente irrita minha pele. Para evitar a irritação, uso condicionador antes de passar a gilete. Logo todo condicionador que não gostei foi usado assim (máscara de cabelo tbm). Já usei o shampoo como sabonete liquido em viagens. Nunca tive problema. Boa sorte aí!
    Bjos de Recife.

    1. Que ideias maravilhosas, Leila! Eu também depilo com lâmina e também irrita minha pele. Geralmente uso só sabonete, mas condicionador deve ser muito melhor mesmo. E eu tenho até umas garrafas pequenininhas para levar em viagens com sabonete líquido dentro. Usar o shampoo dessa forma vai ser ótimo. Resolveu meu problema. Muito obrigada!
      Beijos de BH (sou doida para conhecer Recife – tenho um primo que mora aí)

    2. Silvia disse:

      Eu vim aqui dizer isso!! haha
      Uso todo shampoo e condicionador que não deu certo pra usar gilete. Fica mais macio e desliza que sabonete!

      1. Adorei essa dica! Foi útil demais para mim. Vou usar sempre assim a partir de agora 🙂

  2. Dani Miranda disse:

    Ih isso acontece né? Sei bem como é. Também sou minimalista e te entendo.
    Quando acontece comigo , reaproveito o produto de outra forma.
    Com o shampoo é possível lavar roupas de tecidos delicados , como vestidos de festa, lenços de seda etc. Reserva esse produto para isso. Já o condicionador, uma vez eu reutilizei em receita caseira de esfoliação de pés. Misturei açúcar cristal e me rendeu boas esfoliações nos pés. Usar a criatividade para aplicar esses produtos para outros fins vale muito a pena. Ou então doe para uma amiga que goste , que tenha se dado bem com o produto. As vezes não fica bom na gente mas outra pessoa já usou e gosta. Beijos

    1. Ei, Dani! Pois é… Eu até perguntei para umas pessoas próximas se elas já usaram esse shampoo, mas como nunca usaram fico com receio de doar e ser ruim para elas também. Então vou aproveitar as dicas de vocês para um uso alternativo. É muito bom quando isso é possível. A Leila deu a ideia de usar o condicionador para passar na perna ao depilar, e vou fazer isso. Quando ao shampoo, vou adotar a sua dica e usar para lavar roupas. Muuuuito obrigada! Beijo!

    2. Leila disse:

      Adorei as dicas, Dani. Obrigada

  3. Leila disse:

    Que bom que gostou. Espero que dê certo para vc tbm. E quando pensar em vir a Recife, me mada um email se quiser, que comemos uma tapioca em Olinda. Mas não deixe de seguir minha dica: Venha num mês de sol e vá conhecer a praia de Carneiros/PE!!!! Quem vai nunca se arrepende. É um paraíso.

    Leila Miranda
    leilamiranda2@yahoo.com.br

    1. Adorei! Quando eu for a Recife, te mando um e-mail sim. Sou doida para conhecer Olinda também. E bom saber dessa outra praia. Eu adooooro praia. Sou bem mineira neste aspecto mesmo. Hehe… Muito obrigada! Beijo!

  4. Mariana disse:

    Isso já rolou comigo mais de uma vez… Já revendi mais barato e já doei. Sempre anunciando no Facebook ou Instagram 🙂

    1. Ei, Mariana! Você consegue vender coisas no instagram e facebook? Tentei vender meus livros antigos no facebook, mas não tive muito sucesso. Estou pensando agora em testar olx ou sites do tipo…

  5. Nélio Oliveira disse:

    Essas dicas são ótimas, e eu mesmo estou usando um shampoo que me deixou com a cabeça coçando como sabão de corpo inteiro nos banhos pós-treino.

    Outra dica é simplesmente doar para os moradores de rua (ou para alguma entidade que os ajude). Muitas vezes eles até encontram onde tomar banho, mas sem os insumos fica difícil.

    A OAB daqui do DF tem uma campanha em que pede que nós, advogados, ao frequentarmos motéis (eles mencionam “hotéis” porque são pudicos, mas querem mesmo dizer é MOTÉIS), recolhamos os kits de higiene para doarmos à entidade, que os redistribui para moradores de rua.

    1. Ei, Nélio! A ideia de usar como sabão para o corpo é uma ótima. E eu realmente queria doar, mas não tenho acesso fácil a organizações que fazem essa distribuição. Onde eu morava antigamente, tinha um projeto próximo, e eu doava lá. Mas onde moro atualmente não tem. Eu não queria deixar no meio da rua ou no lixo, justamente porque vai virar lixo, sabe?

  6. Maria Gomes disse:

    Menina, não conhecia o seu blog. Gostei! Minimalismo virou moda e tem tanta bobagem por aí, não necessariamente mal intencionada, mas, ainda assim… Do seu conteúdo gostei bastante.
    Olhe, sobre os livros, eu fiz um destralhe monstro porque vou me mudar. Descartei uns 220 e fiquei com pouco mais que isso (já tinha dividido antes, quando me separei). Pensei em doar, mas fui realista sobre o interesse das pessoas por bibliotecas agora. Então vendi para um sebo, que tem loja física e virtual. Foi muito bom. Eles são corretos, com preços justos, e os livros vão girar e ter a segunda vida que eu queria!
    Bem, tudo muda. Nós não somos exceção.

    1. Ei, Maria! Seja bem-vinda 🙂
      Fico muito feliz que você tenha gostado do blog. Muito obrigada!!!
      Menina… Eu procurei um sebo aqui pelas redondezas, e achei só um, que pagava um absurdo de pouco por livro. Tipo 3 reais. Na época, acabei preferindo doar um tanto dos livros pra biblioteca da escola pública em que minha mãe dá aula, mas atualmente eles não recebem mais. Vou procurar outros sebos. Quem sabe… Obrigada pela dica 😉

  7. Thais disse:

    Oi, Fernanda! Como eu doo todas as minhas coisas pro bazar de onde eu sou voluntária, nesses casos nem penso duas vezes: vai direto pra lá. E qto menos uso melhor, pq ainda dá pra ser reaproveitado lá.

    1. Ei, Thais! Roupas e objetos eu entrego para a minha mãe doar em uma instituição que ela frequenta. Mas eles não recebem produtos de higiene. Antigamente, eu doava em uma comunidade que eu frequentava em outra cidade, mas não vou mais lá. Teve um outro shampoo que eu doei há mais tempo, quando parei de alisar o cabelo, que ficou no meu carro quase um mês, e eu oferecia para quem me pedia esmola, vendia coisa em sinal ou moradores de rua que eu encontrasse, e demorou um tempão até que alguém aceitasse. Mas hoje em dia eu vou pro trabalho de ônibus da empresa, então nem isso posso fazer mais. E tenho medo de deixar no lixo e ninguém aproveitar, e virar lixo mesmo…

  8. MJC disse:

    Oi.

    Pode passar o nome desse sebo?
    Recentemente me desfiz de vários livros também. Consegui vender cerca de 40% deles, mas o resto teve que ser doação mesmo.

    1. Oi! Eu também não conheço um sebo que esteja comprando livros. Eu até tentei trocar uns que eu tinha, já que não consegui vender. Mas era tão trabalhoso que eu preferi doar também…

  9. Joselita Alves Ribeiro disse:

    Oi, amiga. Adorei as dicas do seu blog. Eu também já passei por isso algumas vezes (sou meio impulsiva para comprar as coisas) e resolvi os casos doando para a minha faxineira, que adorou o presente. Mas desde que me resolvi pelos produtos de bebê, nunca mais entrei nessa fria. Já quanto a roupas dificilmente eu me arrependo porque entendo de costura e customizo aquelas que me decepcionam. Assim acabo ficando com uma peça exclusiva…KKKKK!

    1. Ei, Joselita! Costurar é uma maravilha, não é? Estou aprendendo e quero chegar nesse nível em que você está de poder customizar minhas roupas 🙂

  10. Juliana disse:

    Olá!! Sou nova por aqui e estou gostando mt do conteúdo. Já comprei tanta coisa incentivado pela promoção. Quem nunca foi a uma loja comprar algo específico e a vendedora vem e fala se levar mais um vc tem x % de desconto. Nada contra quem vende, mas mts vezes comprei sem precisar. A minha última compra assim, foi de um vestido. Acabei revendendo ele na olx (utilizo mt este site). Mas aos poucos estou mudando minha mentalidade não só no consumo pessoal, mas em outros aspectos da vida.

    1. Ei, Juliana! Seja bem-vinda 🙂
      Pois é… Promoções chamam muito minha atenção também, porque sou pão-dura e fico querendo aproveitar. Hehe… Mas temos mesmo que pensar se realmente precisamos e se vale a pena. Hoje em dia eu erro bem menos do que antigamente. Mas ainda caio em algumas poucas ciladas. Vou melhorando 🙂
      Menina! Eu quero muito vender coisas na OLX. Tenho muitos livros e algumas outras coisinhas que queria vender lé, mas enrolo demais. Você recomenda mesmo?
      Abraço!

  11. Carla disse:

    Amei o post 🙂

    1. Que bom, Carla! Fico super feliz 🙂

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!