Não dá para ficar rico magicamente com investimentos

Escrito por: Fernanda Marinho

Investimentos são ótimos para aumentar a renda e garantir liberdade. Dá até para viver deles. Mas não existe essa fórmula mágica que vai pegar suas economias e transformá-las em riqueza de uma hora para outra.

Eu venho estudando e fazendo investimentos há anos. E recomendo para todo mundo que tem condições de economizar. Investir é fazer esse dinheiro extra trabalhar por você, gerando mais dinheiro extra.

Mas não tem fórmula fácil, e nem ganhos astronômicos rápidos e sem risco. Quem fala que existe está querendo te vender algo.

Não é mágica

A verdade é que investimentos aumentam sim seu patrimônio, mas geralmente aos poucos e se você for fazendo sempre as escolhas certas (ou mais certas do que erradas). E dá um certo trabalho estudar e ficar atento às mudanças da economia, do mercado e até mesmo dos investimentos em si.

Já investi em imóveis em uma época que eram uma mina de dinheiro. Comprei na planta e vendi assim que ficou pronto. Muita gente lucrou demais na época com isso. Mas logo depois a economia começou a piorar, imóveis pararam de vender tanto, e os rendimentos foram diminuindo. Hoje em dia vender imóvel é uma luta.

Também já investi em ações de companhias elétricas, que eram consideradas as mais seguras possíveis na época. E logo depois deixaram de ser. As cotações das minhas despencaram e nunca consegui recuperar. Aliás, acabei escolhendo não vender, então ainda não tive prejuízo. O dinheiro está lá parado, rendendo uns dividendos e juros pequeninhos.

A gente comete uns erros no caminho. E tem umas sortes também que nem imaginava. Isso é normal. Continuando a estudar e ir aprimorando suas escolhas permite que você recupere essas perdas depois de um tempo. E erre cada vez menos.

Não é rápido

Para ganhar dinheiro mesmo, demora. A não ser que você já seja rico, que aí você consegue ganhar uma quantidade maior. Se você investe mil reais e ganha 0,5% em um mês, ganhou cinco reais. Se investe um milhão, os mesmos 0,5% dão cinco mil por mês.

Mas eu não tenho um milhão. E acho que a maioria das pessoas também não. Então a gente não investe hoje e em um ano vai poder largar o emprego e viver de renda. O processo é lento.

A notícia boa é que é gradual. É como dívidas, só que a bola de neve dos juros sob juros estará funcionando a seu favor, e não contra você. Então, igual acontece com as dívidas, quanto mais tempo você deixar investido, mais o seu saldo positivo vai aumentando.

Não existe o melhor

Infelizmente, também não existe um investimento incrivelmente maravilhoso que seja sem risco e renda um dinheirão. E não tem nenhum um que seja o melhor (ou todo mundo investiria nele). Vai depender da quantia que a pessoa tem, do tempo que ela quer e pode deixar investido, da disposição que ela tem para acompanhar, do seu conhecimento sobre o investimento e o que o afeta, e de outros vários detalhes, entre eles a sorte.

E o ideal é ter vários investimentos diferentes, para ter uns com mais ou menos liquidez, e também se proteger dos riscos.

Mas risco também é um conceito que nem sempre é bem compreendido. Porque ele não é absoluto. Não é loteria. Mas também não há certeza. Mas isso já é outro assunto.

Por fim, o que eu queria deixar de mensagem é que não existe fórmula pronta e mágica para ficar rico (a não ser nascer rico). Investir é estudar, acompanhar, aprender com os erros, continuar e até mesmo esperar. É esforço e tempo (e um pouquinho de sorte).

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

4 Comentários

  1. Thais disse:

    Oi, Fê! Se ñ for uma pergunta mto invasiva, qto % da sua renda mensal vem dos investimentos?

    1. Ei, Thais! Não me importo em compartilhar não. Antigamente eu até postava no blog a minha análise financeira anual, mas confesso que parei por pura falta de tempo. Dá muito trabalho fazer os gráficos e as análises de maneira estruturada. Mas é interessante. Talvez este ano eu volte. Respondendo sua pergunta, considerando os rendimentos dos meus investimentos no último ano e meu salário atual, cerca de 34,5% da minha renda mensal vem dos investimentos.

  2. Vanessa disse:

    Há quanto tempo vc começou a colher do que investiu ?

    1. Ei, Vanessa! Já comecei a ter rendimentos desde o início. Como alguns dos investimentos que eu fiz rendem mensalmente, ou pagam dividendos periodicamente, e outros vencem depois de meses ou um ano, eu sempre fui tendo retorno sobre o que investi. Mas, na verdade, não chegou um momento que eu tenha tirado todo o meu dinheiro dos investimentos. Estou investindo sempre, recebendo rendimentos sempre e, claro, gastando dinheiro pra me manter sempre também. Então é uma situação constante.

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!