Desapegar de coisas que eu gosto

Escrito por: Fernanda Marinho

Escolher do que desapegar na hora de fazer uma limpa não é algo simples. Para mim, inclusive, é muito mais difícil do que deixar de comprar. Então fui criando uns critérios objetivos para me ajudar, que são especialmente úteis na hora de decidir se já é hora de desapegar de algo que eu gosto.

O tanto que eu uso o objeto é um critério, assim como as consequências de manter a coisa (ocupa muito espaço? exige muita manutenção?) e de jogar fora (vou precisar no futuro? o que acontece se eu precisar e não tiver?). Analiso com cuidado para não me arrepender depois, mas também para não ficar paralizada e acabar mantendo tudo.

Reconhecer quando é hora de desapegar

A blusa que eu adorava, na época em que ela ainda era semi-nova (e meu cabelo ainda era alisado).

Dia desses, me peguei em uma das situações que eu tento mais evitar. Escolhi uma blusa que eu adoro para sair, me vesti e fui. Chegando no lugar, fiquei reparando (e não foi a primeira vez) que aquela blusa já estava com muita aparência de velha, cheia de bolinhas e fios soltando, e ainda estava meio “desbeiçada” já. A alça ficava caindo toda hora e eu tendo que ajeitar.

Cheguei em casa e coloquei imediatamente a blusa na minha sacola de doação, e doei assim que tive uma oportunidade.

Porque eu realmente adorei aquela blusa durante muito tempo, mas não dava mais. E nem dava para consertar. Ela realmente estava desgastada demais. E eu já tenho muita roupa de ficar em casa. E essa nem era das mais confortáveis.

Enfim… Nem sempre a gente desapega só de coisas que não gosta ou não são úteis. Às vezes o ciclo do produto acabou mesmo.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

10 Comentários

  1. Eliane disse:

    Você tem instagran?

  2. Anne Carvalho disse:

    Nossa, é tão triste quando blusinhas que adoramos não servem mais (seja porque ficaram velhas, ou porque nós é que engordamos)… hahaha

    Eu adoro blusinhas de alcinhas que sejam soltinhas, de um tecido que nao amasse e não precise passar, nem muito sóbria nem muito estampada, nem muito fechada nem muito decotada, que fiquem bem com um short na praia, e igualmente bem com uma calça mais ajeitadinha pra ir ao shopping…
    ou seja, no fim das contas é relativamente difícil eu achar uma blusa que cumpra todos os requisitos (até porque dificilmente eu saio pra fazer compras), e quando acho, uso muito, vira quase um uniforme… rsrsrs
    Daí quando o ciclo de vida dela termina, se eu ainda não tiver achado outra pra substituir, me sinto meio perdida, sem saber o que usar…

    1. Oi, Anne! Pois é! Eu gosto do mesmo tipo de blusinha que você! Hehe… E também fico perdida quando o ciclo de vida de uma das minhas preferidas termina. O que estou tentando fazer já tem um tempo é ter só blusas com esse perfil, mas estou fazendo isso aos poucos, comprando as novas assim (e também tenho dificuldade pra comprar… hehe…) e desapegando das atuais que não se encaixam. Aos poucos, estou ficando só com peças que podem ser usadas e consideradas quase um uniforme mesmo. Ainda chego lá!
      Beijo!

  3. Maruq da Apresentação de Gusmão Verçosa disse:

    Estou fazendo um tratamento de saúde o qual me deixa triste sem coragem e debilitada. Tomei decisão de vida minimalista estou vendo literatura e encontrei esse blog. Tenho que me drsapegar não só de coisas materiais mais também de sentimentos pois queri so possuir o quecabe em uma mochila e enfiar o pé no mundo. Tenho 64 anos uma filha de 16 os mais velhos não precisam mais de mim. 69 981124616 no momento moro em Porto Velho pois tem uma unidade do hospital de câncer.de Barretos

    1. Nossa… Sinto muito por sua situação. E fico feliz se o blog conseguir te ajudar a desapegar. Realmente a vida fica mais leve quando conseguimos nos livrar de objetos, amarras e sentimentos ruins. Espero que você consiga um pouquinho disso na sua vida. De coração. Boa sorte na sua caminhada… Se eu puder ajudar em algo, pode me mandar um e-mail em fernandamarinho@gmail.com. Um abraço forte!

  4. Thais disse:

    Oi, Fernanda! Eu tenho uma certa facilidade em desapegar, mas sinceramente odeio qdo acaba o ciclo de uma coisa que eu gosto muito, pq não sei se vai dar pra substituir por outra similar. De qualquer forma, qdo acaba, acaba!

    1. Exatamente, Thais! Não é a melhor coisa do mundo quando o ciclo termina, mas é melhor aceitar que acabou do que ficar presa naquilo, não é? Beijo!

  5. Vania disse:

    Essa é a parte mais dificil, desapegar daquelas peças que amamos, e que já não estão em bom estado.
    Algumas peças dessas tentei deixar para usar apenas em casa. Mas não funcionou bem, pque estavam ali disponiveis, e eu acabava usando não só pra ficar em casa….kkk
    Então, agora adoto o mesmo método seu: coloco imediatamente na sacola de doação, e tiro de casa o mais rapidamente possivel.

    1. Pois é, Vania! Também gosto da tática de tirar de casa o mais rápido possível, pra não ficar tentada a voltar atrás. Hehe…

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!