Um elogio ao vazio

Escrito por: Fernanda Marinho

Estamos sempre pensando em como aproveitar melhor o tempo, o espaço, o dinheiro.

Tentamos organizar nosso tempo para conseguir fazer tudo que precisamos e ainda algumas coisas que queremos fazer. Tentamos organizar o espaço para guardar e dar um lugar para todas as nossas coisas. Tentamos organizar nosso dinheiro para conseguir pagar as contas e comprar aquilo que precisamos, e também algumas coisas que queremos.

E nessa tentativa de tentar conseguir colocar tudo que precisamos e queremos em algo que é limitado, acabamos nos esquecendo, dando pouco valor e às vezes mesmo até desprezando os vazios.

Mas a verdade é que precisamos de tempo para descansar e ficar à toa. É quando conseguimos ter nossas melhores ideias, processsar algumas coisas, refletir sobre a vida, recarregar as energias…

Precisamos ter espaço livre em nossa casa, nossos armários, nossas mesas. É onde nós ficamos, por onde transitamos, por onde passar o ar…

Precisamos ter dinheiro guardado, para poder segurar as ondas quando as coisas não estão bem, lidar com um imprevisto, investir, e até gastar com algo que não precisamos, mas queremos.

Tentar “aproveitar” tudo, o tempo todo, é uma loucura. Ficamos sempre no limite, estressados, com medo de algo der errado, já que não temos nenhuma margem para manobra. Não conseguimos fazer coisas novas, explorar outras possibilidades…. Simplesmente porque todo nosso tempo, espaço e dinheiro estão comprometidos.

Não dá. E posso falar que o minimalismo me traz muitas coisas positivas – muitas mesmo – mas o que faz a maior diferença para mim é ter uma área de respiro, poder ter vazios.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

6 Comentários

  1. Ana disse:

    Eu amo o ocio criativio também! É maravilhoso!!!

    1. Maravilhoso mesmo, Ana! E tão necessário, não é?

  2. Anne Carvalho disse:

    Ótima reflexão!!!

    Com relação a dinheiro, tenho facilidade em não gastar o que “sobra” a cada mês, e é realmente um sossego enorme ter sempre uma reserva para imprevistos ou mesmo para um gasto inesperado que se escolha ter.
    Com relação a espaço, não sou o pior caso, mas acho que ainda posso melhorar.
    Mas com relação a tempo, esse é meu calcanhar de Aquiles. Parece que estpu sempre correndo contra o relógio. Não consigo fazer tudo que preciso, não me sobra tempo nenhum para fazer o que quero, e nem consigo me lembrar da ultima vez que senti a sensação maravilhosa de não ter nada pra fazer…
    Talvez eu esteja criando expectativas demais em relação ao que fazer, ou talvez eu esteja muito atarefada mesmo.

    1. Obrigada, Anne! Não se preocupe que você não está sozinha. Minha percepção é que a maioria da pessoas atualmente não tem tempo pra nada mesmo. Muita coisa para fazer, muito trânsito, muito trabalho, muitos compromissos… Também é meu maior desafio atualmente, e é o que mais me motiva a buscar o minimalismo: ter tempo! Não desistamos. Hehe…

  3. paulo cesar mendes disse:

    investimentos fazem parte do nosso cotidiano e responsabilidades
    pagar um profissional e uma forma de giro e muitas vezes pode se considerar muitos pontos positivos e negativos
    tempo e uma situacao que sempre iremos lutar contra ele,com organizacao muitas vezes combatemos

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!