Como destinar lixos eletrônicos para reciclagem

Escrito por: Fernanda Marinho
geladeira pra reciclar

Já tem algum tempo que eu estava com uma geladeira velha sem funcionar em casa (tentei consertar, mas o preço não valia a pena) e um notebook já meio depenado (tirei HD e memórias), sem saber o que fazer com eles.

Porque eu não tenho coragem de jogar no lixo comum, mas ao mesmo tempo não conhecia outra opção. Então resolvi procurar, e descobri que existem empresas atualmente especializadas nisso.

Minha experiência

Encontrei duas empresas em BH, onde moro, e as duas funcionavam do mesmo jeito, então imagino que deva ser meio padrão.

  1. Solicitei a coleta preenchendo um formulário pelo site (eu entrei em contato com a MG Recicla e com a BH Recicla).
  2. Eles entraram em contato comigo pelo whatsapp pra marcar a coleta. Como a MG Recicla me procurou antes, continuei o processo com eles.
  3. Dois profissionais deles vieram na minha casa, na hora e na data marcada. Buscaram a geladeira dentro do meu apartamento e levaram pro caminhão que estava parado na porta. Foram super corretos, estavam de máscara e uniformizados.

E foi isso. Levaram o notebook e a geladeira. Foi muito prático e rápido.

Gestão de resíduos

Pelo que eu entendi pesquisando no site, eles são especializados em fazer a gestão dos resíduos, separando cada material a ser reciclado, dando o destino correto de reciclagem e ganhando dinheiro com o reaproveitamento dos componentes.

Achi incrível. Todos ganham.

Com um esforço mínimo, tirei objetos de casa que só estavam ocupando espaço e juntando poeira, e evitei que eles se tornassem lixo tóxico por aí. E esses materiais poderão virar novos objetos, sendo reaproveitados, substituindo a necessidade de minerar os metais, produzir mais plástico e por aí em diante.

notebook pra reciclar
Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

6 Comentários

  1. Adriana disse:

    Minha máquina de lavar roupas estava com um barulho infernal, o síndico do prédio tinha sugerido que comprasse outra porque parecia um avião no barulho..rs, foi aí que percebi que no meu seguro do carro, estendido a uns serviços, tinha um que tu chamava, o rapaz da seguradora identificava o problema, dava a lista de peças que eu precisaria comprar, dai compradas as peças, era só solicitar no mesmo chamado, o retorno para a troca. Comprei a peça no site da fabricante da máquina mesmo, uns 200,00 no total das peças, o rapaz veio, trocou e está ótima. Comparado com uma nova, foi uma economia e tanto, uma vez que pelas minhas pesquisas, nenhuma ficaria menos de 1300,00… ainda mais nos tempos de hoje, que só por Deus, se comparasse com uma usada, ainda assim não encontraria por 200… sem contar que esteticamente ela é bonita, econômica com o selo A, enfim, não teria sentido simplesmente me desfazer, mas talvez se chamasse uma pessoa que cobrasse e dai mais peça e mais serviço novamente, talvez não fosse vantajoso.

    A solução que encontrastes para teus equipamentos foi boa, considerando ser uma opção rápida, não sei se teria essa opção do seguro que eu tive e se mesmo assim não valeria a pena, no notebook também, não sei qual problema ele tinha, mas por vezes simples troca do HD por SSD, troca de pasta térmica e upgrade de memória fazem milagres, isso coisa que conseguimos fazer sem muita dificuldade, mas poderia ser algo que só uma assistência resolvesse e daí poderia não compensar, mas também tem a opção de vender no olx, facebook, sempre tem interessados, mas obviamente demandaria mais tempo, talvez o que tu não quisesse ficar com eles aí. Só a título de curiosidade, meu notebook, ele é touch na tela e estava com porta usb sem funcionar, das 3 que tem, duas nem sinal de vida. A garantia tinha passado mas quando comprei novo foi 2017 ou 2018… bem, levei num senhor que tem uma assistência há mais de 20 anos e ele me passou orçamentos que pensei que o descarte do notebook não seria de se desconsiderar diante do montante, era mil da tela, 300 da usb, foi 100 só pra ver. Bem, mas fui pesquisar e embora a tela não estivesse mais touch ela ligava, ele funcionava e um hub a princípio aguentaria o tranco. Mas meu “toc” seguia implicando com os problemas. Fui pesquisar e num site da china a peça original do meu notebook custava 10 dólares na época não chegava a 5 o dólar, mandei vir, com a peça fui numa assistência daqui da cidade, sem pesquisar nada, só quanto me cobraria pra trocar a tal peça, foi 40,00. Em resumo, por incrível que pareça, por menos de 100,00, tive o problema resolvido, as duas portas estavam funcionando e encaixava ali o touch da tela por dentro, sei que até o monitor voltou a ser touch, tudo ótimo e com SSD que já tinha colocado antes, ficou ótimo. Está certo que tive que perder 100, depois quase 100 pelo conserto, mas o descarte deste modelo perderia muito mais e gastaria muito mais visto que com a pandemia tudo aumentou de forma absurda.

    Em resumo, toda forma é válida, seja reaproveitar com conserto, descarte correto ou venda no estado, que sempre tem interessados em comprar para consertar e hoje temos essa facilidade de sites como olx e semelhantes.

    1. Muito obrigada pelo comentário, Adriana! Adorei! Eu também tentei consertar antes. E usando também o seguro do meu carro. Hehe… Coincidência. Já usei pra trocar o chuveiro, e agora aproveitei de novo. O rapaz veio, fez a análise e falou que não valia a pena consertar, porque tinha estragado um negócio por onde passa o gás, e teria que trocar basicamente tudo. E a geladeira já era bem velha (do casamentos dos meus sogros, uns 40 anos), gastava bastante energia (pré era de geladeira ter selo) e já estava quebrada por dentro. A gente deixava ela desligada e só ligava pra fazer cerveja. Então, na verdade, ia ficar mais caro consertar do que comprar uma nova, mas a gente não precisava de uma nova. Então descartei, mas não compramos outra. Na verdade, descobrimos que dá pra gelar a cerveja nova em uma adega de vinho que eu já tinha. Estamos usando ela.

      Quanto ao notebook, ele tinha mais de 10 anos e já era leeento… Aí, o do meu marido estragou, levamos os dois em uma assistência, e lá na assistência deram a ideia de tirar algumas peças dele e colocar no outro. Então, saímos com um notebook funcionando, e o outro quase só a carcaça. Já sem HD, memórias, placas e não sei mais o quê… E foi esse depenado que eu descartei.

      Claro claro… Meu primeiro impulso é sempre tentar consertar também. E já tinha feito isso, mas tem uma hora que a gente tem que assumir que acabou. Hehe… Então acho que foi a melhor forma de aproveitar aqueles restos, sabe? Se eles estivessem um pouco em melhor estado, talvez eu tivesse ido para outro caminho. Vender é algo que eu não tenho costume. Geralmente eu doo. Mas é uma possibilidade pra situações futuras. Muito obrigada pela dica 🙂

  2. CRISTIANE DOMINGUES NAKAZAWA disse:

    Na minha cidade não tem um local de descarte, por isso levo no ferro velho. Esses dias levei um micro-ondas me pagaram 18 reais no peso (o dono do ferro velho viu que tava bom levou pra ele consertar e ficou em 150reais, ta super feliz), já levei geladeira panela velha e etc…

    1. Que solução legal, Cristiane! Ferro velho é uma ótima opção, e se o dono ainda tem esse olhar de aproveitar, melhor ainda. Muito legal!

  3. Andira disse:

    Obrigada por essas informações… Faz anos que tô segurando eletrônicos, pq não sei como descartar da medida correta. Não acho certo jogar no luxo comum, porque sei que tem componentes que podem ser reaproveitados (minérios e alguns tipos de plástico).
    Vou procurar empresas de coleta de produtos eletro/eletrônicos aqui na minha cidade e vou ver também os ferro velho.

    1. Nem me fala, Andira! Fiquei na mesma situação… Um tempão enrolando… Hehe… Procure sim e me conte 🙂

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!