A mudança e as tarefas que escolhemos fazer nós mesmos

Escrito por: Fernanda Marinho

Mudança dá muito trabalho. É um conjunto de tarefinhas e tarefonas que parecem nunca terminar. Desde encontrar o apartamento novo para alugar, passando pelo processo de mudança e chegando até devolver o antigo.

Mas tudo bem. Uma das grandes vantagens do minimalismo para mim é o tempo que eu ganhei, antes desperdiçado com bobeiras, como tirar poeira de enfeites, guardar objetos em armários, passar pilhas de roupas e fazer unha. Então hoje, além de aproveitar esse tempo para me divertir e descansar, muitas vezes escolho usá-lo também para cuidar de algumas coisas práticas. Foi o que aconteceu durante a mudança.

Para algumas tarefas, eu não tinha opção. Tinha que fazer eu mesma. Não dava para delegar ou contratar alguém para isso. Mas outras eram questão de escolha. E, como sempre tento fazer na vida, fui pensando, discutindo com o Roberto e fomos escolhendo. Errando algumas vezes… Mas sem problema… A gente aprende muito tentando e errando. Mais do que não fazendo nada.

pintura

Então escolhemos fazer muitas coisas nós mesmos que poderíamos não fazer, como: procurar o apartamento na internet, fazer a faxina no apartamento novo (ele mais do que eu) e no antigo (eu mais do que ele), buscar fiador (o seguro fiança era muito caro), levar nossas coisas de carro para a casa nova e, o mais complexo de tudo, pintar o apartamento antigo para devolvê-lo.

Claro que pensamos em contratar alguém para isso. Só que estava muito caro. E com razão. É uma trabalheira danada. Mas a gente tinha tempo, e disposição, e uma tendência a economizar sempre que possível.

No começo parecia impossível. E no final fica claro que podíamos ter feito todas essas coisas, não só a pintura mas a mudança toda, de maneira muito mais eficiente. Mas não teria como a gente saber sem ter passado por isso. E agora esse é um conhecimento e uma habilidade que já conquistamos.

A mudança foi um processo incrível. Muito trabalhoso, claro. Mostrando que ainda tenho muitos desafios a vencer. Mas estou saindo mais forte e capaz do outro lado. Sem contar a sensação incrível de independência, de dar conta da própria vida. E de perceber mais uma vez que estou no caminho que acho certo.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

7 Comentários

  1. karina disse:

    adorei o texto! economizamOs e nos divertimos durante o processo. Relato de quem já mudou nove vezes

    1. Oi, karina! Nove vezes?!?! Uau! Você já deve dominar a arte da mudança. Fico feliz de saber que continua sendo divertido. E fico mais feliz ainda por você ter gostado do texto. Muito obrigada 🙂

  2. Nana disse:

    Que bom que deu tudo certo. Só não fique pensando muito na auto-suficiência porque, no final, sempre precisamos de alguém para alguma coisa.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    1. Ei, Nana! Tem toda razão. Também acho que ninguém faz nada sozinho, mas por outro lado acho que a gente terceiriza demais. É importante encontrar o meio termo. Mas isso não exclui pedir ajuda. Não teríamos conseguido pintar o apartamento, por exemplo, sem a ajuda dos meus sogros, que nos emprestaram equipamento e deram dicas. Você está certíssima. Beijo!

  3. mayara cristine disse:

    oi fernanda. leio este blog há anos e nunca comentei. mas só queria dizer que estou aqui e seus relatos me ajudam bastante nesse caminho (eterno) de buscar uma vida mais simples, minimalista. obrigada. e tb acho que delegamos muito, perdendo a essência até de algumas coisas que são bem íntimas. tudo isso entra na questão da correria do mundo atual, onde as pessoas nem ligam mais pra simples afazeres que nos dão tanta sensação de independência quando feitos por nós. abraços!

    1. Oi, Mayara! Muito obrigada por comentar e por me acompanhar esse tempo todo. O caminho é eterno mesmo. Hehe… Mas vale a pena, não é? Também acho que a gente deixa de fazer coisas muito íntimas e básicas, pagando outros para fazerem por nós. E uma das grandes vantagens de simplificar é ter mais tempo para fazer justamente essas coisas, na minha opinião. A correria do mundo atual é complicada mesmo, e se deixarmos toma conta da gente. Não é fácil achar esse equilíbrio, mas acho importante. Estamos juntas nesta! Abraço!

  4. izilene disse:

    boa tarde fernanda,acabei de conhecer seu blog e esse estilo maravilhoso que é o minimalismo,comecei 2019 desapegando de muitas coisas,inclusive do passado que me assombrava,estou adorando ler suas dicas, grande abraço e obrigada pelo conteudo!

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!