Como comecei a minha caminhada no minimalismo

Escrito por: Fernanda Marinho

Minha história no minimalismo começou em 2012 por uma necessidade prática: eu precisava organizar todas as minhas coisas em um espaço menor. Estava voltando a morar na casa da minha mãe.

quarto pré minimalismo

Foto tirada no dia que voltei a morar com a minha mãe.

Quando eu tinha saído de lá, mais de um ano antes, fiz a mudança aos poucos. Fui levando umas roupas, depois uns livros, depois uns objetos… O processo foi gradual. Mas, ao contrário, quando eu voltei, foi de uma vez. E fiquei chocada ao perceber quanta coisa eu tinha acumulado. Fiquei também desorientada ao tentar guardar aquilo tudo em um quarto pequeno.

(post da época: O dia em que eu voltei para casa)

Além disso, eu já tinha uma certa independência financeira e, seguindo o senso comum, já era hora de pensar em comprar um apartamento. Foi quando comecei a pesquisar sobre financiamento, investimentos e controle financeiro. Acabei repensando toda a minha relação com o dinheiro e a entender como ele funciona. Foi o que me levou a começar a investir.

(post da época: Por que não comprar um apartamento)

Eis que surge o minimalismo na minha vida…

Nessas pesquisas e questionamentos, conheci a minha primeira referência de minimalismo: o Leo Babauta com o mnmlist. Fiquei fascinada pela abordagem dele e li o blog inteiro, depois pulando ainda para o outro dele, o zenhabits.

quarto pós minimalismo

Como o quarto ficou depois de um tempo de minimalismo.

Futuramente conheci outros blogs, inclusive vários nacionais, que me ensinaram muito. Mas as bases do que eu pratico até hoje vieram muito desses textos dele.

Foi graças a tudo isso que estava aprendendo, que consegui organizar esse quarto e mantê-lo assim. Comecei a analisar mais criticamente as coisas que eu tinha, joguei muita coisa fora, doei um outro tanto e fui mudando radicalmente minha forma de consumir.

… e então o blog minimalizo

Conversava sobre isso tudo com a Lud durante uma de suas vindas à BH e decidimos criar um blog sobre minimalismo juntas, para nos incentivar a correr atrás do que queríamos, aprendendo mais e compartilhando uma como a outra nossas experiências, aprendizados e angústias.

A Lud tinha um objetivo na época de simplificar sua vida e conseguir liberdade para realizar seu sonho de morar por um tempo em outro país. Ela acabou conseguindo e ficou 3 anos viajando pelo mundo.

minimalizo

Primeiro topo do blog, que eu fiz com meus super conhecimentos de photoshop.

Seus interesses depois mudaram um pouco e ela acabou decidindo não escrever mais no minimalizo (mas ainda compartilhamos angústias e aprendizados).

Já no meu lado, também consegui atingir meus objetivos da época. Mas, com o passar do tempo, fui expandindo meu entendimento do minimalismo e até chegando à minha própria concepção dele. Fui aplicando a mais dimensões que não só aos objetos físicos. Fui ainda colhendo os frutos de levar a vida dessa maneira, percebendo as inúmeras vantagens e como seus princípios me permitiam ser a pessoa que eu queria ser. Por isso sigo nessa caminhada até hoje.

PS: tudo isso que eu escrevi neste post foi contado enquanto acontecia lá no outro blog. Volta e meia eu gosto de ler esses posts antigos para lembrar como foi. Mas achei legal contar aqui resumidamente porque muita gente ainda me pergunta, e não sei quem me acompanha desde aquela época (tem alguém? são tantos anos!).

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

16 Comentários

  1. Mariana disse:

    Eu te acompanho desde aquela época, porque foi a mesma em que comecei minhas buscas pelo minimalismo tb 😀

    1. Que lindo, Mariana! Estamos juntas nesta caminhada desde o início então. Muito obrigada por me contar. Adorei saber 🙂

  2. Cristiane disse:

    Também lembro desse post quando foi ao ar. Tenho essa mesma sensação que você, de o minimalismo se expandir pra tudo na vida e não só objetos. Há um ano criei uma conta no Instagram para retratar um pouco essa escolha de vida, o @meuminimo. Lá aparecem muitas pessoas com esse mesmo pensamento e a troca é muito gratificante, aprendo bastante. Adoro teus textos, me inspiram imenso! Obrigada! 🙂

    1. Adorei, Cristiane! E que legal saber que você sente o mesmo. Já te adicionei no instagram (sou a @jatemfernanda). Eu que agradeço a companhia nesse tempo todo e pelo comentário também 🙂

  3. Anne Carvalho disse:

    Acompanho desde 2013. Na época que comecei, a Lud estava morando no exterior.
    Seu blog foi um dos primeiros que encontrei sobre o assunto, e era (e é até hoje) o meu preferido.
    Na verdade eu já praticava o minimalismo desde 2004, mas de maneira forçada (quando saí da casa dos meus pais, onde eu tinha um quarto enorme só pra mim e todos meus “tesouros de adolescente” e fui pra uma faculdade militar em outro estado, onde tinha que guardar TUDO o que eu tinha – livros, roupas, produtos de higiene, eletrônicos e qualquer outra coisa – em um pequeno armário de 2 portas). Após 4 anos nesse alojamento militar, comecei a me mudar frequentemente (foram mais de 10 mudanças em 10 anos), e comecei a ver o lado negativo de ter muitos objetos. Mas foi no seu blog (e outros que eu lia na época) que vi o conceito de minimalismo, vi que aquilo fazia muito sentido pra mim e resolvi adotar como estilo de vida.

    1. Ei, Anne! Lembro muito dos seus comentários por aqui, mas não tinha parado para pensar que tem tanto tempo. Adorei saber e fiquei muito honrada de ser seu favorito. De coração 🙂
      Pois é… Nada como um minimalismo forçado para motivar a gente no início, não é? Hehe… Porque o começo é mais difícil. Mas, quando vamos percebendo que funciona e como a nossa vida melhora, vamos construindo o hábito e incorporando na nossa vida. Estamos juntas 😉

  4. Cristiane disse:

    Que legal! Vou te adicionar também 😀

  5. Monique Cristine disse:

    Estou começando a te acompanhar agora e espero continuar por muito tempo! Estou começando a dar meus primeiros passos com o minimalismo e tenho certeza que você irá me ajudar muito! Vou ficar lendo o seu blog pra me guiar em muitas coisas 😀

    1. Seja bem-vinda, Monique! Fico muito feliz pelo blog estar te ajudando e também por você estar começando esta caminhada no minimalismo. Vai me contando como está indo, vamos trocando experiências e ideias 🙂

  6. Fernanda disse:

    Oi Fernanda! Sou sua xará aqui de BH também. Te acompanho desde o início e gosto muito do blog, acho os textos muito bons, pois você fala de coisas que podemos aplicar em nossas vidas mesmo. Hoje o meu desafio é aplicar o minimalismo em minha vida com dois filhos pequenos. Não é tão fácil, mas vou persistindo e criando estratégias. Obrigada pelo apoio e incentivo.

    1. Ei, Fernanda! Que lindeza que me acompanha há tanto tempo! E você mora em BH também! Que legal!
      Só posso imaginar o seu desafio! Mas não desanime. Acredito mesmo que buscar o minimalismo é um caminho, e não um lugar perfeito em que se chega. Então vai testando e criando suas estratégias sim. Vai vendo o que melhora a sua vida, o que te faz feliz, e vai ajustando. As crianças vão crescendo, e os desafios mudando. A vida é assim mesmo. Sempre em movimento. Mas isso é legal. A gente vai se adaptando. Hehe…
      Muuuuito obrigada pelo comentário e pela companhia em todos esses anos! Se quiser trocar umas ideias sobre seus desafios, pode me mandar email (fernandamarinho@gmail.com) ou comentar aqui mesmo. Mas sem pressão. Só se quiser mesmo 🙂

  7. Joselita Alves Ribeiro disse:

    Oi, amiga. Você e eu começamos no mesmo ano nosso entendimento do minimalismo. Eu sempre fui um tanto minimalista e organizada, mas sendo filha de uma consumista inveterada, era difícil me manter na linha. Só percebi a necessidade de ser minimalista durante uma viagem ao exterior, em que eu encasquetei que não despacharia mala de jeito nenhum (sou ansiosa). Arrumei em uma mala de mão tudo de que eu precisaria. Levei quase uma semana para chegar a um consenso sobre o que eu queria levar e o que caberia na malinha. Tomei algumas aulas com as viajantes do YouTube e consegui. Passei 21 dias fora de casa só com a minha malinha e uma sacola de viagem! Foi glorioso. Durante a viagem de volta, fiquei matutando: “se eu posso viver três semanas com o que levo em uma malinha, por que raios preciso de um guarda roupas grande?” Foi aí que começou a minha jornada em direção ao minimalismo.

    1. Ei! Uau! Você conseguiu colocar em uma mala de mão tudo que precisava? Parabéns! Eu fui diminuindo minhas malas em viagens aos poucos. Atualmente, eu gosto de viajar com mochila, para não ter que ficar arrastando mala. Passei raiva andando em cidade histórica, com ruas de pedrinhas, puxando mala de rodinha. Hehe… Comprei uma mochila de viagem e foi ótimo, mas eu tenho que despachar. Vou repensar isso…
      Eu tive um momento parecido com esse seu de matutar quando eu morei fora por 4 meses usando as roupas que cabiam em uma mala. Contei no blog antigo: http://minimalizo.blogspot.com/2013/05/a-experiencia-da-disney-vivendo-com.html. Obrigada pelos seus comentários e pela sua companhia aqui no blog e nessa caminhada no minimalismo. Abraço!

  8. Marcelino Pereira dos Santos disse:

    Olá, parabéns pelo seu trabalho. Fantástico. Inicie essa busca de poder ter poucos objeto. Acredito que depois que vc descobri Muda a forma de ver as coisas e pensar. Obrigado muito bom seu blog

    1. Muito obrigada, Marcelino! Fico feliz em poder ajudar porque acho que a vida fica bem melhor quando temos menos objetos. Fica mais leve, mais livre, mais cheia de possibilidades. Seja bem-vindo! Vamos continuar trocando ideias!

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!