Organizando e-mails, desapegando e descadastrando

Escrito por: Fernanda Marinho

Com as redes sociais, nossas caixas de e-mail pessoal deixaram de ser um meio de comunicação para ser alvo de recebimento de contas, propagandas e notificações. E a gente recebe mensagens desses tipos não apenas quando queremos. Somos inundados diariamente por inúmeras, e fica fácil perdermos o controle.

Conheço gente que usa um e-mail só para cadastrar em sites e participar de promoções, mas que nem acessa o endereço. Ou que simplesmente ignora os e-mails não lidos na sua caixa que não interessam, ou jogam todas no spam. Eu prefiro lidar com a situação de outra maneira.

Da mesma forma que não gosto de tralhas físicas, evito entulhar meus espaços virtuais. Então já venho há algum tempo fazendo o exercício de estar sempre descadastrando de listas de e-mail. Fiz um esforço inicial lá em 2012, quando me vi incomodada com a enorme quantidade de mensagens na minha caixa de entrada. Depois, em 2014, fiz uma nova limpa. E continua sendo um esforço constate.

emails

A caixa de entrada do meu e-mail no aplicativo. Limpinha!

Como organizo e lido com e-mails

Quando me cadastro em algum site ou aplicativo, ou faço uma compra na qual informo meus contatos, e começo a receber newsletters, imediatamente vou lá no link em letras miúdas para descadastrar. Já faço isso no primeiro recebimento. Quando não é suficiente e continuo recebendo, mando para o spam.

Dessa forma, acabo recebendo apenas as mensagens que realmente quero e preciso receber: contatos de pessoas que eu conheço, contas a pagar (porque prefiro receber digital do que em papel) e notificações do minimalizo.

Assim que respondo a pessoa ou pago a conta, coloco um marcador (para ficar mais fácil de achar a mensagem depois, se eu precisar) e arquivo o e-mail.

Minha caixa de entrada já foi uma bagunça, mas hoje em dia ela faz jus ao nome. Só está ali o que recebi e ainda não tratei. Assim não me esqueço de pagar as contas no prazo. Também não enrolo para responder os amigos e os comentários daqui (eu demoro, mas sempre respondo). E ainda tenho aquela sensação de leveza e de controle, ao ver minha caixa de entrada assim, sem nada. Tudo resolvido.

 

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

4 Comentários

  1. Anne Carvalho disse:

    Preciso muito fazer isso!!! Minha baixa de entrada é assustadora!!! Hahahaha…

    1. Oi, Anne! A minha já foi um terror. Agora eu mantenho ela mais organizada. Mas é só eu distrair que ela vira uma bagunça de novo. Tenho que estar sempre atenta. Hehe..

  2. Thais disse:

    Eu passei por esse processo um tempo atrás. Hj tbm só recebo e-mails q me interessam. Continuo em algumas listas, mas são listas cujo conteúdo é interessante pra mim. Uma coisa que eu desencanei foi de usar marcadores, pq no final eu acabo procurando as msgs por palavra-chave.

    Tbm tenho e-mails diferentes para atividades diferentes que faço na web. Cadastrei todos no celular e, qdo quero, possa ver todas as caixas de entrada ao mesmo tempo. É uma mão na roda.

    1. Ei, Thais! Eu também passei, mas não sei como acabo sempre tendo que fazer uma manutenção, sabe? Hehe… Eu uso marcadores justamente para as listas e para coisas específicas, como fotos e ebooks. Uso mais como se fosse uma pasta, sabe? Mas vai muito da organização de cada um mesmo. Pois é… Eu uso três e-mails apenas, e só um deles para trocas de mensagens. Os outros dois são de usuários de nuvem. Mas pode ser uma boa juntar no celular. Vai que recebo algo nesses endereços e nem estou sabendo. Valeu pela dica 😉

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!