A melhor dica de organização de todos os tempos

Escrito por: Fernanda Marinho

Nas minhas leituras sobre organização, sempre encontro ótimas dicas sobre como separar as coisas, como e onde guardar cada objeto que se tem, como fazer esquemas mais práticos para deixar a casa organizada… Mas não tem jeito. A melhor dica de organização é: tenha poucas coisas.

Porque não adianta guardar em caixas, colocar o que usa menos no fundo, etiquetar cada coisa e aplicar todos os outros conhecimentos de organização, se você tiver milhares de objetos. Você vai continuar precisando de um tanto de espaço, de prateleiras e de separadores para guardar aquilo tudo. E de tempo para limpar, tirar poeira e manter aquilo tudo organizado.

organizaçãoSem contar que aquelas coisas que você guarda lá no fundo porque usa pouco tenderão a ser usadas menos ainda. Com o tempo, a gente esquece que elas existem. Para que guardar então? (Não estou falando de objetos para necessidades específicas, como mala, casaco de neve ou árvore de natal…). A gente acaba sempre tendendo a usar as coisas que estão mais ao alcance. Então por que não ter somente elas e assim poupar espaço, tempo e energia?

Além disso, quando você tem muita coisa, cada vez que for usar alguma, é um trabalhão danado para tirar do lugar e para guardar de novo. Parece aqueles jogos que você tem que tentar tirar um quadradinho sem desmoronar o resto todo, sabe? E esse fica sendo seu jogo nada divertido e praticamente diário. Quando se compra algo novo, idem. Aquele trabalhão para encaixar o novo objeto no seu grande esquema das coisas.

E continuamos sem noção direito do que temos guardado, e de onde está cada coisa. Por mais que elas estejam super organizadas, empilhadas, separadas e em caixinhas.

Então minha dica de organização é: tenha poucas coisas. E tenha só coisas que você vai usar. Dessa forma, organizá-las fica fácil, gostoso, prático e rápido.

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

12 Comentários

  1. Anne Carvalho disse:

    Excelente dica! Esse é um propósito que sempre tento buscar! E este site é sempre inspirador!! 🙂

    1. Obrigadinha, Anne! Fico sempre feliz quando vejo seus comentários aqui. Sempre contribuem muito 🙂

  2. Jacqueline Muniz disse:

    Olá, Fernanda.

    Simples assim, não é mesmo? Uma pena que tanta gente goste de acumular coisas, criando tralhas e dificultando a vida em função delas.

    Um abraço!

    1. Simples demais, e faz tanta diferença! É uma pena mesmo que nem todo mundo perceba isso…

      Abraço!

  3. Nana disse:

    Eu também penso exatamente assim, acho que a gente tem que viver com menos, ocupar menos espaço, depender de menos coisas.. só assim seremos mais felizes e satisfeitos.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    1. Também acho, Nana! Estamos juntas nesta!
      Beijo!

  4. Vania disse:

    É o pulo do gato. Fazendo isso, todo o resto é consequência.

  5. Maria disse:

    Oi, Fernanda!

    Ter poucas coisas é muito bom. Quando entro em casas, e me deparo com estantes abarrotadas de bibelôs, me dá fadiga só de pensar no tempo(vida), que alguém perde limpando tudo aquilo. De uma maneira geral, não gosto de muitas coisas. Dentro da minha realidade de vida(simples), sei que ainda tem espaço para diminuir mais… Um beijo e até breve.

    Maria

    1. Hahahaha… Também penso a mesma coisa, Maria.
      E sempre tem espaço para diminuir mais. Também vivo assim. Sempre questionando o que eu realmente preciso e acho importante. Um beijo e até 😉

  6. Anali disse:

    A melhor dica de organização que li até hoje (e olha que amo ler sobre esse assunto). Blog maravilhoso!!!

    1. Muuuuito obrigada, Anali 🙂

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!