Pessoas que pagam para serem obrigadas

Escrito por: Fernanda Marinho

Sabe quem paga consórcio porque não consegue economizar, contrata nutricionista para ser obrigado a fazer dieta ou personal trainer para ir na academia? Já ouvi essas justificativas tantas vezes! Apesar de eu entender a motivação, acho um desperdício sem tamanho.

Claro que tem gente que realmente precisa de acompanhamento profissional, mas não estou falando desses casos. Estou falando daquelas pessoas que só contratam o serviço porque não têm força de vontade para fazerem sozinhas.

Consórcio como economia forçada

Já conheci mais de uma pessoa que fez um consórcio de carro só para vender a carta de crédito quando fosse sorteada. E o motivo então de fazer o tal consórcio? Economizar todo mês à força, para juntar dinheiro.

Mas é um desperdício tão grande! Ao fazer um consórcio, é necessário pagar uma taxa de administração, que não vai te trazer nenhum benefício. Se a pessoa pegasse esse dinheiro por sua livre e espontânea vontade e colocasse na poupança que seja, para falar de um investimento simples e sem risco, ela: 1. deixaria de pagar taxa, 2. receberia rendimento mensal, 3. poderia gastar o dinheiro como quisesse lá na frente. Só vejo vantagens.

Personal ou coach como mudança forçada

Outra categoria de pessoas que pagam para serem obrigadas tem muito a ver com mudança de hábitos.

É quem paga nutricionista não pelos serviços do profissional em si, mas porque o fato de já ter gastado dinheiro faz com que ele siga a dieta. Ou quem contrata persona trainer para se sentir obrigado a ir à academia. Ou pagar um coach de qualquer coisa para se obrigar a fazer aquela coisa.

É a pessoa usando o viés dos custos irrecuperáveis para manipular a si mesma.

Mudar não é fácil mesmo. Seja para economizar, fazer dieta, organizar seu quarto, estudar, meditar… E não que eu ache que os profissionais especializados nessas coisas não tenham conhecimentos e técnicas que podem ajudar. O problema é que eles são usados como muletas, então a pessoa não muda realmente seus hábitos e sua mentalidade, não incorpora aquilo à sua vida.

E qual o problema disso?

Então vai ser sempre uma solução temporária, assim como seus resultados serão passageiros.

Tentamos pegar atalhos, mas a verdade é que uma mudança que fique deve ser construída com consciência e esforço. Ou simplesmente não fica.

Além disso, precisamos nos livrar da falácia de que só podemos resolver nossos problemas gastando dinheiro. Esse impulso de já pensar em como comprar uma solução nos coloca em uma prisão.

Entendo o apelo do “ser obrigado”, mas realmente vale a pena?

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

2 Comentários

  1. Anne Carvalho disse:

    Também já conheci muita gente que faz isso… Uma amiga sempre fazia (talvez ainda faça) título de capitalização pra se obrigar a não retirar o dinheiro antes do prazo, mas mesmo assim ela de vez em quando tirava, com ou sem emergência, e perdia parte de suas economias…

    Já eu, pelo contrário, odeio cobrança. Acho que já me cobro o suficiente, então não gosto de ninguém além da minha própria consciência me dando ordens. Uma vez entrei numa academia, e o professor/treinador achou por bem pegar no meu pé! Ele tava montando minha série, e me mandou fazer sei lá quantos abdominais. Fiz alguns, e comecei a sentir cãimbras, daí parei. Eu sei meu limite, e sei que sempre que começo treinar abdominais, tenho cãimbras na barriga; preciso ir aumentando o número de repetições aos poucos. O professor cismou que eu estava mentindo e fazendo corpo mole, e ficou me enchendo a paciência pra eu fazer mais abdominais…
    Imagina, lá estava eu, gastando meu rico dinheirinho e perdendo meu tempo naquela academia, por quê cargas d’água eu estaria fazendo corpo mole? Se fosse pra fazer corpo mole, faria direito, e ficaria deitada no sofá em vez de ir pra academia. E foi isso que eu fiz depois dessa experiência chatíssima: me desmatriculei e não voltei mais!

    1. Ei, Anne! Pois é! Também me sinto assim. Já me esforço pra me organizar e fazer tudo que acho importante. Não quero os outros me organizando e cobrando.
      Putz! Que professor insuportável. Mas sabe que tem gente que paga academia e fica sim fazendo corpo mole… Imagino que o professor tenha agido assim por ter outros alunos que gostam dessa cobrança. Eu faço capoeira e, nos treinos, tem sempre gente que reclama quando o professor passa um exercício difícil pra gente. Eu não sei a pessoa está querendo chamar a atenção ou o quê… Quando eu não estou a fim de me exercitar, eu simplesmente não vou. Não entendo esse comportamento, mas ele existe. Não que isso justifique a chatice do seu professor. Ele devia ter percebido que estava passando do limite. Você está certíssima de não se sujeitar a isso!

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!