Em busca do home-office minimalista

Escrito por: Fernanda Marinho

Trabalhar em casa não é igual a trabalhar na empresa. Reconhecer isso é o primeiro passo para que a gente consiga pensar em maneiras de fazer essa nova realidade funcionar.

E nem é igual para todo mundo. Cada um tem suas realidades e também suas necessidades. Então buscar dicas de outras pessoas ajuda, mas é fundamental cada um encontrar o seu caminho, o que funciona melhor para a sua vida, suas circunstâncias e até para a sua própria casa.

Eu estou de home-office desde o início da pandemia. E vou compartilhar aqui como fui me adaptando até encontrar um formato de trabalho que me deixou confortável e produtiva.

O espaço

A primeira escolha foi onde ficar na casa.

Eu acabei ficando na sala, entre a mesa de jantar e o espaço do sofá com a TV. Gosto daqui porque é bem iluminado e espaçoso, o que é muito importante pra mim.

E estar na sala até me ajuda no controle do tempo dedicado ao trabalho. Quando é a hora de eu e o marido pararmos de trabalhar, fecho o notebook e a sala volta a ser dedicada para as outras coisas.

O tempo

Manter uma rotina, mesmo não tendo que bater ponto na hora certinha, faz muita diferença. Só assim pra gente conseguir manter hábitos.

Acho fundamental colocar limites entre o tempo que dedico ao trabalho e o tempo do resto das coisas. Por estar em casa, a tentação de fazer coisas pessoais no horário de trabalho, e compensar depois ficando até mais tarde trabalhando, é grande. E isso não é bom. Já falei sobre isso, então não vou me alongar.

Ter horário pra começar a trabalhar, horário determinado de almoço e horário de terminar o trabalho me ajuda muito a manter um equilíbrio. E ajuda inclusive a eu não sentir culpa de parar de trabalhar na hora combinada, porque eu comecei na hora combinada também.

A roupa

Já vi muita gente dando a dica de a gente se vestir como se estivesse indo trabalhar mesmo. E eu acho essa ideia péssima. A parte que eu concordo, e que funciona para mim, é usar uma roupa diferente do pijama, pra novamente marcar esse limite entre o momento trabalho e o momento pessoal.

Mas é nunca que eu vou colocar sapato, calça social, sutiã! Uso roupas das mais confortáveis. Geralmente blusinha de tecido leve, short ou calça de tecido molinho. Agora, que esfriou, jogo um casaco por cima.

Arrumo o cabelo só pra não ficar atrapalhando, na maioria dos dias preso, e nunca também que eu vou colocar bijuterias ou maquiagem.

A organização

Pra fechar, organizo a minha mesa de trabalho de acordo com as minhas necessidades. Sem nada a mais, e nada a menos. Além de demarcar a área do trabalho, novamente, nada me distrai e não fico sentindo falta de algo.

Tem quem não ligue pra isso. Ou quem não perceba que isso acontece. Mas mesa de trabalho entulhada me desconcentra muito.

Eu deixo na mesa apenas o computador em si, meu celular, uma garrafa de água, minha agenda e canetas. Na foto abaixo, estava ainda a caneca de café, que tomo sempre depois do almoço, quando tirei a foto. Vez ou outra aparece algum livro ou relatório na mesa também. Mas, quando paro de usar, guardo de novo.

minha mesa de trabalho em casa

Você também pode gostar de:

Deixe seu comentário:

6 Comentários

  1. Thais disse:

    Oi, Fernanda! Meu marido está fazendo home office e eu percebo o quanto a rotina o ajuda. Os horários de trabalho dele praticamente não mudaram, e ele até relatou que se sente mais concentrado em casa que na editora. Achei bem legal isso que vc falou sobre as roupas. Tenho visto mta gente que, independentemente de estar ou não fazendo home office, diz que sente falta de se arrumar e que se arruma pra se sentir bem consigo mesma em casa. Eu, ao contrário, tenho percebido o quanto não sinto falta de me arrumar e o quanto acho sagrado esse espaço de casa em que não há esse tipo de cobrança.

    1. Oi, Thais! Não é? Sabe que o que mais me chamou a atenção nessa questão de não precisar me arrumar é o conforto… Como é melhor estar usando roupas de tecidos macios, que não apertam e não marcam a pele, que não te obrigam a ficar em determinadas posições… Impressionante como as roupas podem nos limitar… E eu nem percebia… Raramente eu sinto falta de me arrumar, e passa rapidinho. Hahaha… Obrigada pelo comentário 🙂

  2. Thais disse:

    Estou fazendo um teste pra ver qual foto aparece. Desconsidere!

  3. scant disse:

    em casa, prefiro ligar o notebook na tv da sala e digitar deitado no sofá

    abs!

    1. Pra ficar o dia inteiro, vários dias, começa a doer pescoço, coluna… Eu não consigo. Hehe…

Participe da conversa, deixe seu comentário aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.Todos os campos são obrigatórios!